Topo

Esse conteúdo é antigo

Arqueólogos afirmam ter descoberto vestígios do Cavalo de Troia na Turquia

Cavalo de Troia, o presente que os gregos deixaram para os troianos - Reprodução
Cavalo de Troia, o presente que os gregos deixaram para os troianos Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/08/2021 11h13Atualizada em 19/08/2021 09h09

Arqueólogos anunciaram a descoberta de uma estrutura de madeira que pode ter pertencido ao Cavalo de Troia. As escavações estão sendo realizadas sobre as ruínas da cidade antiga, nas colinas de Hisarlik, território atualmente pertecente à Turquia.

Segundo o site Greek Reporter, testes feitos pelos cientistas não só indicam que a estrutura é do período da Guerra de Troia como também fornecem dados que vão ao encontro dos registros de historiadores da época.

As escavações chegam até 15 metros de profundidade e, além das ruínas, estão as muralhas da antiga cidade de Troia, onde os arqueólogos afirmam ter encontrado a estrutura de madeira.

Após a descoberta, os professores da Universidade de Boston, nos EUA, Christine Morris e Chris Wilson, entraram em ação e apontaram um "alto nível de confiança" que a estrutura seja, de fato, parte do Cavalo de Troia.

"Os testes de datação por carbono e outras análises sugeriram que as peças de madeira e outros artefatos datam dos séculos 12 ou 11 a.C.", relatou um dos professores.

Isso coincide com as datas citadas para a Guerra de Troia, por muitos historiadores antigos como Eratóstenes ou Proclo. A montagem da obra também coincide com a descrição feita por muitas fontes. Não quero parecer muito confiante, mas tenho certeza de que encontramos a coisa real!"

Controversas históricas

Apesar da convicção dos cientistas, há quem afirme que o Cavalo de Troia não passa de uma lenda.

Além de não ser citado na Ilíada, poema épico de Homero, que narra a guerra entre gregos e troianos, o estratagema apresentado com destaque na Eneida de Virgílio provavelmente teria sido destruído pelo fogo quando os gregos "desembarcaram" dele e atacaram a cidade de Troia.

Estudos devem seguir para comprovar a origem da estrutura de madeira.