Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro da Defesa diz que presidente do Afeganistão vendeu país

Do UOL, em São Paulo

15/08/2021 15h08

O ministro em exercício da Defesa Nacional do Afeganistão, Bismillah Mohammadi, disse que o presidente, Ashraf Ghani, vendeu o país. A declaração foi feita nas redes sociais.

"Eles amarraram nossas mãos nas costas e venderam a pátria, maldito homem rico e sua gangue", escreveu Mohammadi.

Mais cedo, o Taleban entrou em Cabul, capital do país, e Ghani deixou o país, segundo informações de um funcionário do alto escalão do Ministério do Interior do governo.

O grupo assumiu Cabul, capital do país, e retomou o controle 20 anos após a entrada das tropas norte-americanas. Segundo a agência Reuters, o grupo tem o "controle do palácio presidencial afegão".

Mais cedo, fontes ouvidas pela CNN afirmaram que oito pessoas do Taleban haviam entrado no palácio.

Antes da saída do presidente, o general Mohammadi afirmou que a segurança de Cabul estava "garantida". "Forças de Defesa e Segurança estão comprometidas com seu compromisso de defender Cabul. Forças internacionais prontas para qualquer cooperação", completou.

No momento, porém, já há relatos de incêndio no aeroporto da capital. O correspondente da CNN Nick Paton Walsh disse que foi possível ouvir alguns tiros durante o avanço das forças do grupo pela cidade.

Apesar disso, o correspondente contou que não houve relatos de combates nas ruas ou de forças de seguranças reunidas para tentar impedir a entrada.