Ministro da Defesa diz que presidente do Afeganistão vendeu país
O ministro em exercício da Defesa Nacional do Afeganistão, Bismillah Mohammadi, disse que o presidente, Ashraf Ghani, vendeu o país. A declaração foi feita nas redes sociais.
"Eles amarraram nossas mãos nas costas e venderam a pátria, maldito homem rico e sua gangue", escreveu Mohammadi.
Mais cedo, o Taleban entrou em Cabul, capital do país, e Ghani deixou o país, segundo informações de um funcionário do alto escalão do Ministério do Interior do governo.
O grupo assumiu Cabul, capital do país, e retomou o controle 20 anos após a entrada das tropas norte-americanas. Segundo a agência Reuters, o grupo tem o "controle do palácio presidencial afegão".
Mais cedo, fontes ouvidas pela CNN afirmaram que oito pessoas do Taleban haviam entrado no palácio.
Antes da saída do presidente, o general Mohammadi afirmou que a segurança de Cabul estava "garantida". "Forças de Defesa e Segurança estão comprometidas com seu compromisso de defender Cabul. Forças internacionais prontas para qualquer cooperação", completou.
No momento, porém, já há relatos de incêndio no aeroporto da capital. O correspondente da CNN Nick Paton Walsh disse que foi possível ouvir alguns tiros durante o avanço das forças do grupo pela cidade.
Apesar disso, o correspondente contou que não houve relatos de combates nas ruas ou de forças de seguranças reunidas para tentar impedir a entrada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.