Topo

Esse conteúdo é antigo

Entrada do Taleban em Cabul tem relato de poucos tiros e abandono de postos

Talibã toma Cabul e volta ao poder no Afeganistão

Do UOL, em São Paulo*

15/08/2021 13h39

A entrada de insurgentes do Taleban para controlar Cabul, a capital do Afeganistão, foi marcada pela pouca resistência, indicam relatos vindos do país. Porém, ainda não há informações oficiais se houve confrontos e feridos.

O correspondente da CNN Nick Paton Walsh disse que foi possível ouvir alguns tiros durante o avanço das forças do grupo pela cidade, mas que não houve relatos de combates nas ruas ou de forças de seguranças reunidas para tentar impedir a entrada.

"Eles estão se movendo suavemente pela cidade", disse, mostrando-se surpreso pelo avanço sem resistência do Taleban.

Em um comunicado, o porta-voz do grupo Zabihullah Mujahid disse que a decisão de entrar em Cabul foi tomada após o grupo receber informações de que policiais e forças seguranças abandonaram seus postos.

"Portanto, a fim de evitar qualquer pilhagem e roubo em Cabul e impedir que os oportunistas prejudiquem o povo, foi aconselhada a entrada em áreas da cidade onde as forças de segurança inimigas não estavam mais", diz o comunicado.

Segundo a agência Reuters, o grupo assumiu o "controle do palácio presidencial", retomando o controle do Afeganistão 20 anos após a entrada das tropas norte-americanas.

Mais cedo, o presidente Ashraf Ghani e seu vice, Amrullah Saleh, deixaram o país. Outros representantes do governo falam em um governo de transição, mas oficiais do Taleban já indicaram que esperam uma transferência completa do poder.

*Com informações da Reuters.