Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido diz que situação no aeroporto de Cabul está se 'estabilizando'

Do UOL, em São Paulo

17/08/2021 09h01

A situação no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, está "se estabilizando", disse hoje o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominc Raab, depois que uma multidão se dirigiu ao local para fugir do país, agora sob domínio do Taleban.

A tomada de Cabul pelo grupo ampliou o cenário de tensão no país. Com o tumulto, os voos do aeroporto da região ficaram suspensos por algumas horas ontem, mas logo foram retomados. Na tentativa de fugir do país, civis tentaram embarcar na parte externa de um avião militar, mas caíram após a decolagem. Ao menos sete pessoas morreram.

Em entrevista à Sky News, Raab admitiu ter sido pego de "surpresa" com a velocidade com que o grupo fundamentalista avançou, mas prometeu que os esforços dos militares britânicos "não foram em vão".

"A situação no aeroporto está se estabilizando. Houve um aumento de tropas dos Estados Unidos e do Reino Unido, temos 600 pessoas extras lá", disse Raab.

"É extremamente importante, não apenas para a estabilidade no terreno para os afegãos, mas também para o nosso esforço de evacuação", acrescentou ele, que disse esperar que nas próximas 24 horas mais 350 cidadãos britânicos e afegãos que trabalharam para o governo sejam recebidos.

O secretário disse ainda que, apesar de a situação estar se estabilizando, o governo ainda monitora o caso com "muito cuidado"."Acho que o aeroporto está mais estável hoje do que ontem, e precisamos garantir que consolidaremos isso nos próximos dias."

Segundo a Sky News, o governo britânico confirmou que o primeiro-ministro Boris Johnson conversou com a chanceler alemã Angela Merkel na manhã de hoje sobre a situação no Afeganistão. "O primeiro-ministro delineou sua intenção de convocar os líderes do G7 para uma reunião virtual para discutir isso na primeira oportunidade", disse um porta-voz de Downing Street.