Topo

Esse conteúdo é antigo

Talibã se dirige para Panjshir, último ponto de resistência no Afeganistão

Ahmad Shah Massoud, líder da resistência no Vale do Panjshir - MOHAMMAD ISMAIL/REUTERS
Ahmad Shah Massoud, líder da resistência no Vale do Panjshir Imagem: MOHAMMAD ISMAIL/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

22/08/2021 17h16

O Talibã avisou hoje que centenas de combatentes estão se dirigindo para o Vale do Panjshir, considerado o último grande ponto de resistência do país que ainda não foi conquistado.

Ahmad Massoud, líder da região, disse que espera manter negociações pacíficas com o movimento islâmico que tomou o poder em Cabul há uma semana, mas afirmou que suas forças estão prontas para lutar.

Mais cedo, em vídeo, Massoud afirmou que os talibãs podem ser facilmente derrotados no Vale do Panjshir. Ele também tinha dito que acreditava que eles estavam blefando em suas ameaças de tomar a região, mas um vídeo divulgado pela mídia local mostra centenas de combatentes já próximos da região.

Um dos motivos para este local ainda não ter sido conquistado pelos talibãs é a geografia, que o isola quase completamente do resto do país. A única maneira de acesso ao Vale do Panjshir é por uma estreita passagem criada pelo rio Panjshir, um gargalo fácil de defender militarmente.

O Talibã, por sua vez, havia dado um ultimato para que as forças de resistência se rendessem.

O Vale do Panjshir fica 150 quilômetros a nordeste de Cabul. Lá se refugiaram dois ex-representantes de primeiro escalão do governo deposto de Ashraf Ghani: o vice-presidente Amrullah Saleh e o ministro da Defesa Bismillah Mohammadi.

*Com Reuters e DW