Talibã nomeia ex-preso de Guantánamo como ministro da Defesa, diz TV
O Talibã, grupo fundamentalista islâmico que recentemente retomou o poder no Afeganistão, nomeou um ex-detento de Guantánamo como ministro interino da defesa. A informação é da rede de televisão do Catar, Al Jazeera.
O ex-prisioneiro seria Abdul Qayyum Zakir. Ele foi um dos detentos na prisão americana na Baía de Guantánamo, em Cuba.
O centro de detenção, que já teve cerca de 800 prisioneiros, mantém apenas 39 detidos da "guerra contra o terrorismo". A cadeia foi ativada no fim de 2001, quando os Estados Unidos rastrearam por todo o mundo membros e partidários da Al Qaeda, supostos cúmplices dos atentados de 11 de setembro daquele ano em Nova York e Washington.
Segundo o site britânico Daily Mail, o homem foi preso após a invasão dos EUA no Afeganistão e foi libertado da prisão em 2007, durante o governo de George W Bush. De acordo com as informações, Zakir teria sido solto após dizer às autoridades americanas que não tinha intenção de retornar ao campo de batalha. Depois, teria se tornado o mentor militar do Talibã.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.