Topo

Esse conteúdo é antigo

Britânico escapa de Cabul com 170 cães e gatos, mas sem equipe de ONG

Pen Farthing com seus animais - Reprodução
Pen Farthing com seus animais Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

30/08/2021 15h48

Paul "Pen" Farthing, ex-militar britânico e fundador da ONG (Organização Não Governamental) para animais Nowzad, conseguiu deixar o Afeganistão com aproximadamente 170 cães e gatos. A equipe da Nowzad, no entanto, não embarcou e ficou para trás.

Segundo informações da Sky News, o voo de Farthing chegou ao aeroporto de Heathrow, em Londres (Reino Unido), na manhã de domingo. O avião teria sido fretado com recursos privados.

"Emoções mistas e profundo sentimento de tristeza pelos afegãos hoje", falou o ex-militar pelo Twitter, depois de confirmar a chegada ao Reino Unido. Pela rede social, ele afirmou também que os afegãos estavam sendo bem recebidos no aeroporto.

Apesar da história de Farthing ter causado uma repercussão positiva nas redes sociais anteriormente, dessa vez ele está sendo criticado por não ter priorizado a equipe humana de sua ONG. No entanto, Dominic Dyer, um amigo do ex-militar e ativista da causa animal, afirmou ao The Sun que eles pediram para o governo do Reino Unido se podiam encher o resto do avião com civis querendo fugir do Afeganistão.

"Os animais estavam no local de carga da aeronave e não ocupavam o espaço para pessoas", explicou. "Então, a máquina do Ministério da Defesa aparece dizendo que estávamos resgatando animais antes de pessoas", disse.

A posição do Ministério britânico era de que "facilitaria todas as etapas" para o retorno da Nowzad, mas que a prioridade não seriam os animais e ninguém pularia a fila.

Antes de embarcar para Londres, o ex-militar já tinha antecipado que foi forçado a deixar sua equipe afegã para trás, porque os seus funcionários foram impedidos de cruzar a linha do Talibã para a área britânica no aeroporto.

"Houve muitas lágrimas quando nos despedimos. Eu sinto muitas coisas. Estou muito triste por eles, mas estou aliviado por mim e estou feliz pelos animais", afirmou ao The Sun.

No voo de volta ao Reino Unido, cinco gatos de Farthing morreram. O britânico acredita que o óbito deles foi causado pelo trauma do atentado de quinta-feira (26) em Cabul e pela quantidade de gás lacrimogêneo usado logo depois para tentar conter a situação. Os outros 170 bichos passam bem e estão saudáveis.

O Nowzad foi criado em Cabul depois de Farthing ter servido pelo seu país no Afeganistão nos anos 2000.