Estado Islâmico assume ataque com foguetes interceptados pelos EUA em Cabul
O grupo jihadista EI-K (Estado Islâmico-Khorasan), braço do EI no Afeganistão e que é rival do talibã, reivindicou hoje a autoria de um ataque com foguetes lançados mais cedo contra o aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão.
"Os soldados do califado atacaram o aeroporto internacional de Cabul, com seis foguetes", anunciou o grupo, em um comunicado.
Segundo a agência de notícias Reuters, o sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul hoje, no penúltimo dia das tropas dos Estados Unidos no país. O ataque ocorre em meio aos esforços das tropas para concluir a operação de retirada entre ameaças de novos atentados.
Os relatórios iniciais não indicaram quaisquer vítimas dos EUA no último ataque de foguete, disse à Reuters um funcionário do país, sob condição de anonimato.
Uma fonte que trabalhou para o Departamento de Segurança do governo afegão derrubado pelos talibãs há duas semanas afirmou que os foguetes foram lançados a partir de um veículo na zona norte de Cabul, onde fica o aeroporto.
A Casa Branca confirmou o ataque com foguetes contra o aeroporto e destacou que a retirada prosseguiu sem interrupção.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estabeleceu a terça-feira, 31 de agosto, como data-limite para a retirada das tropas do Afeganistão, o que significará o fim de duas décadas de uma operação militar iniciada como represália pelos atentados de 11 de setembro.
Ameaça do Estado Islâmico
O grupo EI (Estado Islâmico), rival dos talibãs, representa uma grande ameaça na reta final da retirada, como demonstrou o ataque suicida contra o aeroporto na quinta-feira passada, que matou mais de 100 pessoas, incluindo 13 soldados americanos.
Biden advertiu para a elevada probabilidade de novos atentados. O exército americano executou ontem um ataque aéreo contra um carro-bomba em Cabul.
Um porta-voz talibã confirmou ontem que um carro-bomba que seguia para o aeroporto foi destruído. Também informou que um suposto segundo ataque atingiu uma casa.
O carro foi atingido pelo ataque americano com drone a dois quilômetros do aeroporto.
(*Com informações da AFP e da Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.