Topo

Esse conteúdo é antigo

Voos nacionais serão retomados hoje no Afeganistão, diz companhia aérea

31.ago.2021 - Talibãs caminham na frente de um avião militar um dia após a retirada das tropas dos EUA do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em Cabul - Reuters/Stringer
31.ago.2021 - Talibãs caminham na frente de um avião militar um dia após a retirada das tropas dos EUA do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em Cabul Imagem: Reuters/Stringer

Do UOL, em São Paulo*

03/09/2021 07h55Atualizada em 03/09/2021 07h56

Os voos nacionais no Afeganistão serão retomados hoje, disse a companhia área local Ariana à AFP.

"Recebemos a aprovação dos talibãs e das autoridades da aviação e planejamos retomar os voos hoje (sexta-feira)", afirmou o diretor da empresa, Tamim Ahmadi.

O Talibã, que assumiu o poder no país, espera reabrir o aeroporto, que será uma artéria importante para a entrega de ajuda, segundo o jornal The Washington Post.

Os países ocidentais também desejam que o terminal retome as operações para que afegãos que fogem do regime do grupo fundamentalista possam sair.

Vários países ofereceram suporte técnico e de segurança para ajudar a reabrir o aeroporto de Cabul, e uma equipe de técnicos do Catar e da Turquia voou para Cabul na quarta-feira para ajudar a reiniciar as instalações, informou a agência Associated Press.

O principal diplomata do Catar disse ontem, no entanto, que "não havia nenhuma indicação clara" de quando isso aconteceria.

Em um dos primeiros voos para pousar no aeroporto de Cabul desde que as tropas dos EUA partiram, um avião dos Emirados Árabes Unidos transportando toneladas de alimentos e suprimentos médicos chegou à capital afegã hoje, disse o Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos.

As Nações Unidas alertaram que o país está à beira de uma crise humanitária, já que uma forte seca e a pandemia do coronavírus agravaram as consequências de quase duas décadas de conflito.

* Com informações da AFP