Topo

Esse conteúdo é antigo

Japonesas nascidas em 1913 batem recorde como gêmeas mais velhas do mundo

Umeno Sumiyama (à esq.) e Koume Kodama (à dir.) com certificados do recorde  - Reprodução / Guinness World Records
Umeno Sumiyama (à esq.) e Koume Kodama (à dir.) com certificados do recorde Imagem: Reprodução / Guinness World Records

Colaboração para o UOL

21/09/2021 10h01Atualizada em 21/09/2021 10h01

As irmãs japonesas Umeno Sumiyama e Koume Kodama, entraram ontem para o Guinness World Records (Livro dos Recordes, em tradução livre) como as gêmeas mais velhas do mundo. O anúncio foi feito no mesmo dia em que é celebrado o Dia do Respeito pelo Idoso, feriado no Japão.

Umeno Sumiyama e Koume Kodama entraram para a história como as irmãs mais velhas do planeta. Elas bateram o recorde das gêmeas, também japonesas, Kin Narita e Gin Kanie.

As antigas recordistas nasceram em 1º de agosto de 1892, em Nagoya e foram consideradas as irmãs mais velhas do mundo, com o recorde de 107 anos e 175 dias. Contudo, Kin veio a óbito em janeiro de 2000. Já sua irmã Gin faleceu um ano depois, aos 108 anos.

Recentemente, o recorde foi quebrado pelas gêmeas Umeno e Koume, nascidas em 5 de novembro de 1913, na ilha de Shodoshima. Com mais de 107 anos e 300 dias, as novas recordistas esbanjam saúde e simpatia.

De acordo com a BBC, a estimativa de vida no Japão é considerada uma das mais altas do mundo. A japonesa Kane Tanaka, de 118 anos, por exemplo, também entrou para o Guinness World Records como a pessoa viva mais velha da Ásia e a terceira mais velha da história.