Topo

Esse conteúdo é antigo

Professora tira máscara para provocar aluna e é afastada de escola, nos EUA

Durante discussão com aluna, professora tirou a máscara e começou a soprar em direção a menor - Reprodução/Twitter
Durante discussão com aluna, professora tirou a máscara e começou a soprar em direção a menor Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

08/10/2021 04h00Atualizada em 08/10/2021 08h24

Uma professora de ensino fundamental foi afastada de suas funções depois de ser gravada tirando a máscara de proteção para soprar na direção de uma aluna, encurralada em um dos cantos da sala de aula, para provocá-la, além de gritar para a jovem que "não se importava". Nas imagens, a estudante da Mead Middle School, de Houston, no Texas, é vista tentando se proteger, com a mão na frente do rosto.

O distrito de Aldine, onde funciona a escola, determinou o uso obrigatório de máscaras para todos os alunos e funcionários como forma de prevenção da covid-19. A gravação ganhou as redes nesta segunda-feira (4) e rodou o mundo. O registro foi feito dias antes, em 17 de setembro. Ontem, um porta-voz do distrito afirmou que a professora foi afastada das salas de aula e pode ser demitida por seu comportamento "inaceitável".

"Depois de ser notificada, a professora foi retirada das salas de aula e uma investigação foi iniciada. Ela já foi concluída e o distrito tomará as medidas administrativas apropriadas", afirmou o assessor ao site britânico Daily Mail, sem dar detalhes sobre a idade da estudante constrangida nem se a professora em questão estaria ou não infectada com o novo coronavírus.

Primeiro perfil a compartilhar a história, a página Grizzy's Hood News, que funciona no Facebook, afirmou ao tabloide que, em um primeiro momento, a escola teria mentido para a família da aluna afirmando que nada havia acontecido. Mas, poucos dias depois, as imagens foram compartilhadas.

"Cala a boca", grita a professora em um dos trechos, empurrando a menina para um dos cantos da sala. "Antes de tudo, não distorça as coisas", diz a profissional de educação, antes de tirar a máscara e continuar falando sobre a menina. "Eu não me importo, eu não me importo", provoca a adulta, respirando exageradamente sobre a estudante.

"Sai da minha frente", pede a jovem.

"Me obrigue", responde a professora.

Em certo momento, a estudante afirma que "é por isso que ela tem mau hálito", se dirigindo à adulta. Após risos dos colegas, ela pergunta duas vezes: "Você quer que eu saia da aula ou não?".

A professora responde que não, sussurra algo para a aluna, e ordena que ela volte à carteira duas vezes, batendo forte em sua própria mesa.

Nas redes sociais, alguns usuários defenderam a profissional, apontando que a criança poderia ter desafiado a adulta e lembrando do desgaste na rotina escolar. Outros, afirmaram que o comportamento era inaceitável e que não gostariam de ter seus filhos sob os cuidados da mulher.