'Alice no País das Maravilhas'? Australiano acha misteriosa lagarta azul
O australiano Tristan Glasson foi surpreendido ao encontrar uma espécie de lagarta azul em seu quintal nesta semana. Surpreso com o tamanho e cor do inseto, ele compartilhou uma foto nas redes sociais, gerando comparações com Absolem, a lagarta azul de "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll.
"Foi um pouco mais estranho encontrá-la do que eu esperava, para ser honesto", disse Glasson ao jornal Daily Mail. "Estava esperando encontrar uma lagarta laranjinha normal, não um inseto gigante azul", completou ele, que vive em Canberra, na Austrália, e compartilhou as fotos do inseto na segunda-feira (8).
Especialistas ouvidos pelo tabloide Daily Mail disseram não ter certeza de que espécie se trata, mas acreditam que o azul pode não ser sua cor natural.
"É uma espécie de borboleta ou lagarta mariposa", disse Nathan Lo, professor de biologia evolutiva da Universidade de Sydney.
O inseto é longo e se parece com uma lagarta, cujo comprimento varia de acordo com a espécie. Existem lagartas de cor azul, mas o professor acredita que esta não é uma delas.
"Não tenho certeza sobre a espécie e se é nativo da Austrália... Mas é azul porque está infectado por um iridovírus", disse Lo.
Segundo ele, a estrutura do vírus faz com que se formem cristais dentro do inseto, o que faz com que sua cor fique azul. "Mas nunca vi um tão azul", afirmou ele, mantendo o mistério no ar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.