Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito é indiciado e preso por publicar 'pornô de vingança' na internet

Andrew Bradshaw, prefeito de Cambridge (EUA), vai enfrentar 50 acusações por distribuir imagens íntimas de ex  - Reprodução/Youtube
Andrew Bradshaw, prefeito de Cambridge (EUA), vai enfrentar 50 acusações por distribuir imagens íntimas de ex Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

16/11/2021 21h53Atualizada em 16/11/2021 21h53

O prefeito da cidade de Cambridge, no estado de Maryland (EUA), foi preso e indiciado por distribuir "pornô de vingança" virtualmente. Andrew Bradshaw vai enfrentar 50 acusações na Justiça americana, com uma pena que pode chegar a 100 anos de prisão, segundo o site USA Today.

O político é acusado de postar fotos íntimas de uma ex-namorada em um fórum na rede social Reddit, sem o consentimento da mulher, segundo um comunicado emitido ontem pela promotoria do estado. A lei de Maryland "proíbe a distribuição não consensual de uma representação visual que expõe partes íntimas do corpo de uma outra pessoa, ou seu envolvimento em atos sexuais, com a intenção de intimidá-la, assediá-la, ameaça-la ou coagi-la".

A investigação contra Bradshaw começou em maio de 2021, quando ele foi denunciado à Justiça dos Estados Unidos depois que a vítima encontrou suas fotos íntimas postadas no Reddit.

Documentos divulgados pela promotoria detalharam que a mulher exposta contou aos investigadores que o prefeito era o único que teve acesso às imagens e que ela não havia dado autorização para que ele publicasse as mídias em outros meios.

Os nomes de usuário associados às contas que fizeram as postagens usavam variações do nome verdadeiro da vítima e de sua data de nascimento.

A acusação ainda destacou que as imagens foram postadas em fóruns "relacionados a atividade sexual, humilhação, degradação e outros tópicos", acompanhadas de legendas contendo "insultos relacionados a raça e linguagem explicitamente sexual".

Ao longo das investigações, a equipe responsável conseguiu conectar as contas que postavam as fotos íntimas ao endereço de uma propriedade registrada no nome de Bradshaw, informou o USA Today.

"Usar as imagens íntimas de alguém sem o seu consentimento é uma quebra de confiança séria e uma invasão de privacidade. E o poder de alcance da internet faz essa violação ser ainda mais grave. Nossa equipe está comprometida na proteção de vítimas daqueles que abusam de suas posições de poder e confiança", afirmou Charlton T. Howard III, promotor do estado de Mayland, em um comunicado à imprensa local.

Cada uma das 50 acusações apresentadas contra Bradshaw podem terminar em uma pena máxima de dois anos de prisão e multa de US$ 5 mil. O político começou seu primeiro mandato como prefeito de Cambridge, uma cidade de cerca de 12 mil habitantes, em janeiro de 2021.

Um breve comunicado publicado no site oficial da cidade afirmou que as demais autoridades já tomaram ciência da investigação e planejam colaborar com o estado. Procurados por veículos como o USA Today, os representantes se recusaram a entrar mais detalhes sobre providências contra o acusado já que o assunto está "ativo na Justiça".