Topo

Esse conteúdo é antigo

Adolescentes se ajudam a escapar de incêndio nos EUA; um homem morreu

Jovem de 18 anos e garoto de 13 tiveram ferimentos mas estão estáveis; um homem morreu  - Reprodução
Jovem de 18 anos e garoto de 13 tiveram ferimentos mas estão estáveis; um homem morreu Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/12/2021 22h06Atualizada em 17/12/2021 22h06

Dois adolescentes fizeram uma força-tarefa para conseguir fugir de um incêndio em um prédio de Nova York. Uma testemunha registrou a cena em vídeo: Uma jovem, de 18 anos, é a primeira a sair do apartamento, tomado por chamas vermelhas. Ela se prende a um poste que atravessava o edifício.

Em seguida, um garoto, de 13, sai pela janela. Os dois começam a se movimentar, dando as mãos e juntando as pernas para conseguir caber juntos no poste, já ao lado do incêndio, registrado por volta de 7h da manhã de ontem, no horário local.

O fogo atingiu apenas um apartamento, localizado no quarto andar do prédio, segundo a emissora CBS. Nele, moravam quatro pessoas, incluindo um homem que morreu.

Testemunhas ajudaram a esvaziar a área do incêndio antes mesmo da chegada dos bombeiros e um carro de lixo se moveu em direção ao local em que as crianças estavam, para ajudar a amortecer uma possível queda, mostraram as imagens obtidas pela TV norte-americana.

Segundo a polícia nova-iorquina, os dois adolescentes conseguiram descer pelo poste sem maiores problemas. Eles tiveram ferimentos mas estão estáveis.

"É assustador porque eles poderiam ter caído", disse uma das testemunhas, Justin Maltica, à CBS. Ele contou que assistiu a toda a cena da janela de seu próprio apartamento, que fica do lado oposto ao prédio atingido.

"Eu e outro vizinho estávamos gritando para que eles fossem para a lateral e descessem. Todo mundo estava dando seu melhor (para ajudar as vítimas)", afirmou o rapaz.

O homem encontrado morto dentro do apartamento, já com o incêndio controlado, não foi identificado pelas autoridades. A quarta moradora, uma mulher, 46, foi levada ao hospital e está em estado crítico.

"Eles eram meus vizinhos, eram muito legais. Nós conversávamos toda manhã", declarou uma mulher identificada apenas como Shirley, que disse também morar no local e identificou a mulher adulta como mãe dos menores. Ela acredita que a vizinha chegou à porta do imóvel mas acabou presa em meio as chamas.

"Nós estamos perto das festas de final de ano e é traumatizante para a família. É triste para eles", declarou outro vizinho, Robert Martinez.

De acordo com os Bombeiros de Nova York, inúmeras bicicletas elétricas foram encontradas dentro do apartamento, mas a causa do incêndio ainda é investigada.