Topo

Esse conteúdo é antigo

Europa: Casos de covid disparam; França e Itália batem recorde de registros

Países da Europa adotam novas regras para frear o avanço da ômicron - iStock/Getty Images
Países da Europa adotam novas regras para frear o avanço da ômicron Imagem: iStock/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/12/2021 20h32Atualizada em 28/12/2021 23h01

No dia em que o mundo bateu 1 milhão de novos infectados pelo coronavírus em 24 horas, o avanço da variante ômicron fez países da Europa registrarem nesta terça-feira (28) os maiores números de casos da covid desde o início da pandemia.

A Itália contabilizou 78.313 novos contágios nas últimas 24 horas, número 53% mais alto que o recorde anterior, de 25 de dezembro deste ano. No Natal, o país teve 54.762 casos confirmados.

A França também bateu recorde ao confirmar 179.807 infecções por coronavírus nesta terça, maior número desde março de 2020. Na segunda (27), o ministro da Saúde Olivier Véran disse que os casos diários podem ultrapassar 250 mil nos próximos dias.

Com mais pessoas isoladas em casa, autoridades sanitárias italianas estudam adotar as novas diretrizes dos Estados Unidos para quarentena, que agora recomendam cinco dias, e não mais dez dias, para infectados assintomáticos.

"Se não quisermos ficar com metade dos italianos isolados em casa, devemos mudar as regras rapidamente e repensar também as quarentenas para os contatos dos positivos. Não podemos bloquear um país inteiro", disse o governador da Ligúria, Giovanni Toti.

Desde segunda, a França anunciou uma série medidas para conter a disseminação da ômicron. Entre elas, a exigência do trabalho remoto para empresas que podem adotá-lo. O uso de máscara é obrigatório em ruas com muita movimentação e lugares fechados.

Especialistas na área de saúde, porém, criticaram o governo por não adotar toque de recolher durante o Ano-Novo.

Restrições na Finlândia e Alemanha

Também nesta terça, a Finlândia começou a barrar a entrada de viajantes estrangeiros sem a imunização completa contra a covid-19. A medida, que busca diminuir a transmissão da ômicron, também proíbe a entrada daqueles que somente apresentarem um teste negativo.

Na Alemanha, novas regras entraram em vigor a partir desta terça. O governo determinou limite de 10 pessoas em encontros privados e a suspensão de público em eventos esportivos. Manifestantes contrários às decisões realizaram protestos pelo país.

Mais casos na Inglaterra e em Portugal

No Reino Unido, Inglaterra e País de Gales tiveram 129.471 novas infecções por coronavírus nesta terça. O primeiro-ministro Boris Johnson adiantou que não anunciará novas medidas para frear o contágio da ômicron. A recomendação é que o Réveillon seja aproveitado com "cautela".

Em Portugal, o número de contaminações por covid nesta terça foi de 17.172. A ômicron está presente em mais de 60% dos casos confirmados da doença. Os indicadores, no entanto, estão abaixo do início de 2021.