Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: com restrições, cidades na Europa têm réveillon sem festas públicas

Na Itália, pessoas celebram ano novo em frente ao Coliseu, em Roma, mas com festas canceladas - Alberto Pizzoli/AFP
Na Itália, pessoas celebram ano novo em frente ao Coliseu, em Roma, mas com festas canceladas Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

Do UOL, em São Paulo*

31/12/2021 21h43

Em algumas das principais cidades da Europa, a virada de ano para 2022 não teve shows de fogos de artifício ou grandes festas públicas por causa do receio da variante ômicron, da covid-19. Londres, Roma e Paris são exemplos da região que cancelaram as festas temendo aglomerações neste ano.

Na capital do Reino Unido, a comemoração seria na Trafalgar Square, mas foi cancelada. Em 2020, a queima de fogos ao lado da roda-gigante London Eye já havia sido substituída por um espetáculo de luzes de luzes.

Paris também cancelou seu ano novo na avenida mais conhecida da cidade, a Champs-Elysées. A medida foi tomada após o primeiro-ministro Jean Castex cancelar os festejos em todo país. Na noite de hoje, a Cidade-Luz exibiu na Torre Eiffel uma projeção da bandeira da União Europeia.

Torre Eiffel aparece com projeção da bandeira da União Europeia na véspera de ano novo - Julien de Rosa/AFP - Julien de Rosa/AFP
Torre Eiffel aparece com projeção da bandeira da União Europeia na véspera de ano novo
Imagem: Julien de Rosa/AFP

Mas em toda Europa as celebrações de final de ano ocorrem com restrições pelo avanço da variante. As autoridades visam desincentivar aglomerações. No Vaticano, o papa Francisco cancelou a tradicional visita na virada de ano ao presépio na Praça de São Pedro.

Na Grécia, houve queima de fogos na Acrópoles de Atenas, na capital, mas "a música será proibida" em bares e restaurantes, como alertou o ministro da Saúde, Thanos Plevris.

Pedestres caminham próximo ao South Bank, ao lado do rio Tâmisa, na véspera de ano novo em Londres - Hollie Adams/AFP - Hollie Adams/AFP
Pedestres caminham próximo ao South Bank, ao lado do rio Tâmisa, na véspera de ano novo em Londres
Imagem: Hollie Adams/AFP

Na Espanha, houve uma celebração com público limitado em Madri, mas os festejos públicos foram cancelados na maioria das cidades.

Países europeus registraram recordes de novos casos de covid-19 hoje. Reino Unido, França, Itália e Portugal registraram o maior número de novos casos diários de covid-19 desde o início da pandemia. No caso da Itália, o recorde de casos foi batido pelo quarto dia seguido.

Com informações da ANSA e Deutsche Welle