Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe recebe mensagens de ódio e críticas ao dar nome de 'Lúcifer' a bebê

Josie King, de 27 anos, com o filho Lúcifer na maternidade - Divulgação/Josie King
Josie King, de 27 anos, com o filho Lúcifer na maternidade Imagem: Divulgação/Josie King

Mateus Omena

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/01/2022 15h40

Uma jovem mãe provocou um escândalo ao nomear seu filho recém-nascido de Lúcifer. Josie King, de 27 anos, mora em Plymouth, no Reino Unido.

Ao participar de um programa da BBC cujo tema era nome de bebês, ela compartilhou sua escolha 'bizarra' para o nome do filho, e foi implacavelmente criticada pelo público. Ela chegou a receber não apenas mensagens de espanto, como também de ódio.

Em entrevista ao tabloide britânico Devon Live, Josie, que também é mãe de uma menina de seis anos chamada Talayla-May Barbara Elaine Kayleigh Kelsey Jade King, diz que não se inspirou no diabo quando nomeou seu filho de sete meses. Trata-se apenas de uma ideia que surgiu em sua cabeça da noite para o dia e que, no final dos contas, lhe agradou por ser um nome incomum.

"Não havia nenhuma inspiração para o nome. Eu olhei muitos livros de bebês e gosto de nomes incomuns. Não gosto de nomes padrão".

Antes de descobrir que estava grávida de um menino, Josie revela que também tinha em mente um nome não convencional para uma filha. "Antes eu acreditei que estava esperando uma menina. E resolvi chamá-la de Nárnia, mas depois descobri que estava grávida de um menino".

Para Josie, suas escolhas de nomes se baseiam na sua personalidade e suas afinidades culturais. "Prefiro nomes inspirados em coisas que gosto ou simplesmente porque os acho bonitos, mas isso pode não ser certo para outras pessoas", diz. "Quando escolhi o nome dele (Lúcifer), sabia que as pessoas não iriam gostar, mas é algo que não depende delas", completa.

Além dos internautas, a jovem mãe também recebeu críticas dos familiares em relação ao nome do filho. "Eu tinha alguns membros da família dizendo 'você não pode chamá-lo assim', mas eu disse que não sou religiosa. Eles sabem como eu sou e que eu gosto de ser única", conta.

Forte repercussão

Desde que apareceu na TV, Josie demonstra preocupação quanto às mensagens agressivas que vem recebendo do público que não reagiu bem ao nome de seu filho. Enquanto alguns a xingavam e davam apelidos ao bebê, outros compartilhavam temores de que o menino seria "intimidado por toda a vida" em razão do significado de seu nome.

Mas, apesar da reação, a mãe também recebeu muitas mensagens de apoio de pessoas que respeitaram sua decisão. "Apesar de toda essa revolta, não mudei minha opinião, não me arrependo de escolher esse nome", declara.

Josie optou pelo nome "Lúcifer" por considerá-lo bonito, mas não acredita que ele necessariamente esteja associado ao diabo.

"Gosto do nome porque gosto, não acho que represente o diabo, aos meus olhos. Se o diabo fosse chamado de outra coisa, as pessoas também não gostariam desse nome. É sobre a mentalidade das pessoas com o nome", diz. "As pessoas sempre me perguntam o porquê, mas eu digo 'por que não?' O nome não é diferente de Sarah ou Dom", finaliza.