Parlamentares trocam socos e empurrões no Congresso de Honduras; assista
Em sessão marcada por empurrões, troca de socos e acusações de "traição", parlamentares se reuniram hoje para eleger a diretoria provisória do Congresso Nacional de Honduras (2022-2026).
Com 85 votos a favor —eram necessários 65—, os parlamentares elegeram o deputado Jorge Cálix como presidente do Congresso, em uma decisão que não respeitou o pacto entre partidos da base aliada. O episódio ocorre a menos de uma semana da posse da presidente eleita do país, Xiomara Castro de Zelaya.
Segundo o diário La Prensa, de Honduras, a confusão teria começado depois que o ministro do Interior, Leonel Ayala, abriu a sessão e um grupo de 20 deputados do Partido Libertad e Refundación (Libre) propôs Jorge Cálix (do Libre), um dos dissidentes, como presidente da Casa.
A sugestão violaria um pacto formado com um dos partidos aliados. Cálix seria opositor a Xiomara, a nova presidente da República, eleita no mês passado.
A eleição tumultuada provocou brigas, golpes e ofensas na Câmara. Vários seguidores do Partido Libre invadiram a sede legislativa como forma de protesto.
Nas redes sociais, a presidente eleita Xiomara Castro reagiu e descreveu o ocorrido como "traição". "A traição está completa", disse ela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.