Topo

Esse conteúdo é antigo

Canadá: Trudeau vai para esconderijo em meio a protestos de caminhoneiros

Justin Trudeau, primeiro ministro canadense - Dave Chan / AFP
Justin Trudeau, primeiro ministro canadense Imagem: Dave Chan / AFP

Do UOL, no Rio

29/01/2022 14h43Atualizada em 29/01/2022 18h07

Em meio a uma onda de protestos contra a obrigatoriedade vacinal para caminhoneiros que fazem viagens transnacionais, o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau e sua família deixaram a casa onde vivem em Ottawa para um destino não revelado, aponta reportagem da rede de TV CBC.

Segundo a reportagem, a medida foi tomada por preocupações quanto a segurança do líder máximo do país, já que milhares de caminhoneiros estão chegando à capital canadense.

De acordo com a nova regra do país, caminhoneiros canadenses não vacinados terão que fazer uma quarentena ao voltar ao país após fazerem fretes transnacionais. Cerca de 90% dos caminhoneiros transfronteiriços do Canadá e 77% da população do país estão totalmente imunizados.

O gabinete do primeiro-ministro disse que não informará a localização de Trudeau por razões de segurança.

Trudeau classificou o crescente movimento contrário à barreira sanitária para caminhoneiros não vacinados como contrário à saúde pública e aos valores canadenses de gentileza.

"A pequena minoria dos que estão a caminho de Ottawa expressam opiniões inaceitáveis. Seguir a ciência e se esforçar para proteger cada um é a melhor maneira de continuar a garantir nossas liberdades, nossos direitos, nossos valores como país", disse Trudeau.

O chamado "Comboio da Liberdade", vindo do leste e do oeste, começou como uma manifestação contra a obrigatoriedade da vacina para caminhoneiros que cruzam as fronteiras do país, mas se transformou em uma manifestação contra as medidas do governo a favor da vacina, consideradas exageradas por parte da população contrária à imunização.

"Não se trata apenas das vacinas. Trata-se de interromper completamente as obrigatoriedades de saúde pública", disse Daniel Bazinet, proprietário da Valley Flatbed & Transportation em Nova Escócia, na costa atlântica. Bazinet não é vacinado, mas opera internamente e, portanto, não é afetado pelo mandato transfronteiriço.

O Serviço de Proteção Parlamentar estimou que mais de 10 mil pessoas podem participar dos protestos neste fim de semana. Já a Polícia de Ottawa recebeu reforços das regiões de Toronto, London, York e Durham, além da Polícia Provincial de Ontário. Alguns dos organizadores dos eventos pediram aos participantes que evitem a violência.

"Não podemos atingir nossos objetivos se houver ameaças ou atos de violência", disse BJ Dicher à CBC. "Este movimento é um protesto pacífico e não toleramos nenhum ato de violência."

*Com informações da Reuters