Topo

Esse conteúdo é antigo

Mesmo com muitos casos, Suécia decide não recomendar vacinas para crianças

Criança recebe a vacina contra a covid-19 - Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Criança recebe a vacina contra a covid-19 Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

27/01/2022 20h42

Em meio à escalada de novos casos de covid-19, graças ao avanço da variante ômicron, a Suécia decidiu hoje não recomendar vacinas para crianças de 5 a 11 anos sob a argumentação de que "os benefícios não superam os riscos".

"Com o conhecimento que temos hoje, com um baixo risco de doenças graves para as crianças, não vemos nenhum benefício claro em vaciná-las", disse Britta Bjorkholma, a autoridade da agência de Saúde local, em entrevista coletiva.

Ela acrescentou ainda que a decisão pode ser revisada se a pesquisa mudar ou se uma nova variante mudar a pandemia. Crianças em grupos de alto risco já podem tomar a vacina.

A Suécia registrou mais de 40 mil novos casos em 26 de janeiro, um dos números diários mais altos durante a pandemia, apesar dos testes limitados, de acordo com informações da agência Reuters.

Segundo a plataforma online Our World in Data, vinculada à Universidade de Oxford, 92,16% dos casos rastreados até o dia 24 de janeiro, na Suécia, eram correspondentes à variante da ômicron.