Topo

Esse conteúdo é antigo

13 pessoas são intoxicadas por monóxido de carbono em hotel nos EUA

Envenenamento por monóxido de carbono ocorreu no Hotel Hampton Inn em Marysville, em Ohio (EUA). - Divulgação
Envenenamento por monóxido de carbono ocorreu no Hotel Hampton Inn em Marysville, em Ohio (EUA). Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/01/2022 21h06

Em um hotel em Ohio (EUA), treze pessoas foram intoxicadas por monóxido de carbono (CO) presente na piscina. Muitas das vítimas ficaram inconscientes devido à exposição ao composto. Todos foram encaminhados ao hospital.

Em entrevista ao jornal Columbus Dispatch, o chefe de polícia Tony Brooks disse ao Columbus Dispatch que os oficiais em Marysville receberam ligações informando que uma menina de 2 anos havia caído na piscina do hotel Hamton Inn e foi encontrada desacordada na tarde do último sábado (29). Em seguida, os oficiais receberam outras ligações de emergência sobre mais casos de pessoas inconscientes.

Dois dos pacientes estão em estado crítico após sofrerem envenenamento por monóxido de carbono, mas desde então seus quadros se mantêm estáveis, disseram à CNN funcionários do hospital que optaram por não revelarem suas identidades. Outros cinco pacientes também estão em estado grave e pelo menos outros quatro já receberam alta do hospital.

Seis das vítimas eram crianças, segundo informações divulgadas pelo canal WSYX.

No entanto, ainda não foi esclarecido o que causou os altos níveis de monóxido de carbono na piscina do hotel.

"Tínhamos níveis de monóxido de carbono com risco de vida na área da piscina do hotel e transportamos várias pessoas para hospitais locais", disse o chefe dos bombeiros de Marysville, Jay Riley, à CNN. "Continuamos a investigação sobre a fonte e estamos felizes que ninguém morreu como resultado de sua exposição".

Em declaração à imprensa, as autoridades locais informaram que, após a inspeção do corpo de bombeiros, o hotel foi imediatamente evacuado e a gerência reservou quartos em hotéis próximos para os hóspedes.

Por outro lado, nenhum porta-voz do hotel se pronunciou sobre o incidente no fim de semana.

O monóxido de carbono (CO) é produzido sempre que um combustível fóssil é queimado, como por um carro ou um fogão. Outras fontes comuns de CO dentro e ao redor de uma casa incluem secadoras de roupas, aquecedores de água, fornos ou caldeiras, lareiras a gás ou a lenha, geradores e ferramentas elétricas.

O CO pode se tornar um problema se um aparelho não estiver em boas condições de funcionamento ou instalado sem a ventilação correta.

Os sintomas de envenenamento por este composto incluem dor de cabeça, tontura, vômito, confusão e dores no peito, de acordo com os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA. O monóxido de carbono é um gás inodoro que pode causar a morte.

"A cada ano, mais de 400 americanos morrem de envenenamento acidental por CO não relacionado a incêndios, mais de 20.000 visitam a sala de emergência e mais de 4.000 são hospitalizados", segundo o CDC.