Topo

Esse conteúdo é antigo

Grupo de 18 pessoas é resgatado após ficar preso sobre placa gelo nos EUA

Helicóptero da Guarda Costeira dos Estados Unidos avistou grupo preso em placa de gelo à deriva  - Reprodução/Youtube
Helicóptero da Guarda Costeira dos Estados Unidos avistou grupo preso em placa de gelo à deriva Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

07/02/2022 11h16Atualizada em 07/02/2022 11h16

18 pessoas foram resgatadas depois de ficarem presas sobre um pedaço de gelo que flutuava sobre o lago Erie, um dos cinco grandes lagos nos Estados Unidos.

As equipes de resgate chegaram ao local no início tarde de ontem, no horário local, depois que um helicóptero da Guarda Costeira avisou vários veículos de uso em terra firme em uma placa de gelo à deriva, segundo detalhou o canal local ABC.

A equipe a bordo da aeronave imediatamente convocou o nadador de resgate a bordo, que desceu até o bloco de gelo e iniciou o resgate das pessoas que estavam presas no local, içando as vítimas. Enquanto isso, um barco também deixou a base da Guarda Costeira de Marblehead, em Ohio, para ajudar na operação.

Sete pessoas foram resgatadas pelo helicóptero, quatro pelo barco e outras sete foram levadas até a costa por uma segunda embarcação, de voluntários.

Ambulâncias estavam a postos para atender possíveis emergências mas, apesar do susto, ninguém ficou ferido, informou a ABC.

O tenente Jeremiah Schiessel, da Guarda Costeira, declarou ao veículo que pessoas que buscam lazer em regiões gélidas devem tomar "precauções, e não riscos".

"Não existe gelo seguro, mas as pessoas podem reduzir seus riscos. Sempre diga a outras pessoas para onde você está indo e uma estimativa de quando irá voltar. O gelo nos Grandes Lagos é imprevisível e as condições podem mudar rápido", aconselhou a autoridade.

Neste final de semana, o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu um alerta para a possibilidade de gelo à deriva.

"Condições perigosas de gelo podem evoluir deixando pessoas presas nele", alertou a filial de Ohio da NWS, no sábado, um dia antes do acidente.