Topo

Esse conteúdo é antigo

2º maior barco de pesca do mundo derrama 100 mil peixes mortos na França

FV Margiris, segunda maior embarcação de pesca do mundo, derramou 100 mil peixes mortos no mar, na França - Reprodução/Sea Shepherd
FV Margiris, segunda maior embarcação de pesca do mundo, derramou 100 mil peixes mortos no mar, na França Imagem: Reprodução/Sea Shepherd

Do UOL, em São Paulo

05/02/2022 13h42Atualizada em 05/02/2022 14h11

O barco de pesca FV Margiris, o segundo maior de sua categoria no mundo, despejou mais de 100 mil peixes mortos no Golfo da Biscaia, costa sudoeste da França, na madrugada de quinta-feira (3), formando um "tapete flutuante" de animais mortos. As informações são da Reuters.

O acidente aconteceu após uma ruptura na rede do navio, informou a PFA (Pelagic Freezer-Trawler Association), que representa o dono da embarcação. Em comunicado, o grupo ressaltou que o vazamento é uma "ocorrência muito rara".

Um grupo ambientalista contestou a fala e acusou a empresa de descarte ilegal de mais de 100 mil pescados que não seriam aproveitados. Os peixes foram identificados pela organização ativista Sea Sheperd como Verdinhos, uma subespécie de bacalhau, muito utilizada para a produção em massa óleo e farinha.

A ministra de Assuntos Marítimos da França, Annick Girardin, classificou as imagens como "chocantes" e pediu uma investigação sobre o caso.

Segundo a Reuters, o FV Margiris usa redes com mais de um quilômetro de comprimento para pescar e processa os peixes em maquinários do próprio navio —a prática é amplamente criticada por ambientalistas.

Em 2012, a embarcação FV Margiris foi obrigada a deixar as águas da Austrália após protestos de ativistas.