Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal é condenado por prender filho autista em sótão no Reino Unido

Lorna e Craig Hewitt foram considerados culpados de causar ou permitir que um adulto vulnerável sofresse sérios danos físicos - Polícia de South Yorkshire
Lorna e Craig Hewitt foram considerados culpados de causar ou permitir que um adulto vulnerável sofresse sérios danos físicos Imagem: Polícia de South Yorkshire

Do UOL, em São Paulo

19/02/2022 10h22

A mãe e o padrasto de um homem autista foram condenados a seis anos de prisão no Reino Unido por terem deixado o filho à "beira da morte" trancado em um sótão sem comida.

Lorna Hewitt, 43, e seu marido Craig, 42, foram presos depois de serem considerados culpados de prender Matthew Langley, 22, em sua casa em Sheffield.

Matthew estava gravemente desidratado e pesava apenas 36 quilos quando foi encontrado no sótão sujo de vômito e fezes, informam sites britânicos, como o The Independent e The Mirror.

Durante a sentença, o juiz Michael Slater descreveu as ações de Lorna Hewitt como "um grave abuso de confiança entre mãe e filho", e acrescentou:

"Você foi o principal cuidador de Matthew com todas as suas dificuldades e desafios", disse. "É ainda mais inexplicável para mim que, durante esses sete meses, você não tenha fornecido a ele o apoio, comida e bebida que ele ansiava e precisava."

O casal chegou a negar que mantinha Matthew em cativeiro em sua casa, mas ambos foram considerados culpados.

Risco de vida

Local em que o rapaz de 22 anos foi encontrado à "beira da morte" - Reprodução - Reprodução
Local em que o rapaz de 22 anos foi encontrado à "beira da morte"
Imagem: Reprodução
Matthew foi encontrado por paramédicos em junho de 2020, quando estava desidratado, seriamente abaixo do peso e "com sua vida em risco", segundo o promotor Nicholas Campbell QC.

O rapaz foi levado às pressas para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital em "estado lamentável". Um de seus rins estava com altos níveis de sódio relacionados à desidratação grave.

Um médico do Ministério do Interior examinou os ferimentos e disse que as escoriações e hematomas se deviam ao fato de Matthew precisar se rastejar sobre objetos em seu caminho.

A polícia encontrou fezes e vômito no sótão e roupas de cama junto com moscas e uma chave do lado de fora da porta, segundo o tribunal.

Matthew sofria de síndrome do intestino irritável, incontinência, artrite e dificuldades de aprendizado.

Depois de resgatado, o promotor disse que Matthew teve uma boa recuperação física graças ao trabalho árduo dos profissionais médicos, e já recebeu alta do hospital.