Topo

Esse conteúdo é antigo

Americana é ferida por tubarão e se safa com socos: 'Fiquei em choque'

Heather West filmou a toda a jornada para chegar a hospital após ataque de tubarão. - Reprodução de vídeo/TikTok
Heather West filmou a toda a jornada para chegar a hospital após ataque de tubarão. Imagem: Reprodução de vídeo/TikTok

Colaboração para o UOL

25/02/2022 10h14Atualizada em 25/02/2022 12h52

A texana Heather West, dona de um perfil no TikTok no qual compartilha imagens de paisagens e animais, se deparou com o lado perigoso da natureza ao ser atacada por um tubarãoe se safar socando e chutando o animal. Na rede social, ela contou os detalhes sobre a pancadaria nas águas de Little Africa, no Parque Nacional Dry Tortugas, na Flórida, e mostrou vídeos que gravou durante a jornada de 2 horas até conseguir chegar a um hospital.

West, de 42 anos, deixou o Texas em novembro do ano passado para viajar pelos Estados Unidos em uma van, batizada por ela como Big Bertha. Quando iniciou a viagem, a aventureira já pensava em realizar um dos seus sonhos: nadar com tubarões. Por isso, depois de caminhar por montanhas no Tennessee, resolveu ir para a Florida, onde logo encontrou uma empresa que proporciona mergulhos dentro de gaiolas para observar tubarões.

Antes de se inscrever para o passeio, contudo, West preferiu passear por outros lugares, inclusive em Little Africa, onde mais tarde lutaria pela vida. O caminho para lá, concluído em 22 de janeiro, foi feito com três amigos que conheceu na viagem.

Então, durante um mergulho, quando estava sozinha na água, sentiu algo puxando um de seus pés. Primeiro, pensou que era alguém tentando assustá-la, mas ao ser puxada com mais força percebeu que era um tubarão. Na hora, obedeceu o primeiro impulso que veio à mente e esmurrou as mandíbulas e o nariz do animal, enquanto o chutava com o pé livre.

"Eu soquei ele de novo e de novo, o mais forte que eu conseguia, e após 30 segundos ele finalmente foi embora", contou. "Pelos dois minutos seguintes, eu estava completamente em choque e não conseguia nada, mas a esse ponto meus amigos correram de volta para a água e me salvaram".

Após ser tirada da água pelos parceiros de viagem, Greg Haw, Douge Chancy e Freeman Hobs, a mulher viu que seu pé estava bastante machucado. Como o local era bastante isolado, a jornada para conseguir tratamento em um hospital foi longa. A tranquilidade só veio no momento em que encontraram dois guardas florestais que passaram um rádio e pediram ajuda.

Em um dos vídeos postados no TikTok, West mostra toda a jornada, que envolveu uma navegação tensa em uma lancha até Forte Jefferson. "A viagem de lancha foi a pior parte de toda experiência, porque os torniquetes usados para interromper o sangramento eram incrivelmente dolorosos", lembrou.

Ao chegar ao Forte, outro local turístico sem estrutura de saúde, o grupo deu a sorte de descobrir que um avião estava prestes a sair de lá. West embarcou e foi tratada em um hospital em Key West.

"Agora tenho pouco controle sobre meu pé e o tornozelo direito por causa de danos nos ligamentos e tendões, mas me disseram que isso pode retornar com o tempo. Toda a experiência foi algo completamente maluco e ficará comigo para sempre", disse.