Topo

Prefeito de Kharkiv anuncia vitória e diz que russos estão se rendendo

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

27/02/2022 11h07

O prefeito da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, afirmou que soldados russos se renderam às Forças Armadas ucranianas neste domingo (27). Segundo Synegubov Oleg, os soldados ucranianos renderam e capturaram "dezenas de combatentes russos". Ele divulgou em uma rede social fotos de supostos seis soldados da Rússia capturados. Oleg comemorou vitória e disse que os combatentes estariam deixando suas posições de ataque e se escondendo, sem água e sem comida.

O conflito entre Rússia e Ucrânia deixou pelo menos 64 civis mortos, 240 feridos e 368 mil refugiados, nos cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com Oleg, os soldados russos, "desde o início do ataque à Ucrânia, não recebem comida e água". "Os equipamentos não têm suprimento de combustível", completou ele.

Segundo o prefeito, os russos estão tentando se esconder entre os civis, pedindo comida e roupas. Olev apelou aos moradores da Kharkiv para não abrirem as portas de suas casas para estranhos. "Não ajudem o agressor russo".

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Segundo o site World Atltas, Kharkiv é a segunda maior cidade da Ucrânia, com 1,4 milhão de habitantes. Ela fica a cerca de 470 quilômetros a leste da capital, Kiev, que possui 2,8 milhões de moradores. Por sua posição mais a leste, Kharkiv estava mais exposta aos ataques da Rússia.

.