Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

ONU fala em 368 mil refugiados e 64 civis mortos na Ucrânia

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo*

27/02/2022 08h52Atualizada em 27/02/2022 18h21

A ONU (Organização das Nações Unidas) informou hoje que ao menos 240 pessoas ficaram feridas, incluindo 64 civis mortos, desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. Desde a última quinta-feira, ao menos 368 mil refugiados deixaram a Ucrânia, de acordo com o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). Deste total, 156 mil cruzaram a fronteira com a Polônia.

O balanço mais recente representa um aumento de dezenas de milhares de pessoas em comparação ao que foi relatado no sábado, mostrando a rapidez com que os ucranianos estão fugindo para seu vizinho ocidental.

"Desde o início das hostilidades na Ucrânia, em 24 de fevereiro, os agentes de fronteira registraram um total de 187.800 pessoas em todas as passagens com a Ucrânia", tuitou a guarda de fronteira da Polônia.

Esse número inclui aqueles que saem da Polônia para entrar na Ucrânia, embora a maioria, mais de 156 mil, seja de pessoas que fogem do país, disse o órgão. "Apenas ontem, registrou-se um número recorde de pessoas (...) entre elas 77.300 na Polônia", procedentes da Ucrânia.

A Polônia, que tem expressado forte apoio à Ucrânia, já contava com cerca de 1,5 milhão de ucranianos em seu território antes da invasão russa. Moldávia, Hungria, Eslováquia e Romênia também têm recebido os ucranianos.

A ONU estima que o número de refugiados ucranianos pode chegar a 4 milhões dependendo da evolução do conflito. A agência para refugiados tem presença na Hungria, Polônia e Romênia. A Eslováquia e a República Tcheca são atendidas pelo escritório regional em Budapeste, capital húngara.

Como homens de 18 a 60 anos não podem deixar a Ucrânia, após o governo do presidente Volodimir Zelensky convocar os ucranianos para a guerra, a imensa maioria dos refugiados ucranianos cruzando as fronteiras do país são mulheres e crianças.

Ucrânia diz que 352 civis foram mortos

A Ucrânia informou hoje que ao menos 352 civis, sendo 14 crianças, foram mortos desde a invasão da Rússia no território, na última quinta-feira (24). Segundo o canal de televisão Sky News, as informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde ucraniano.

O ministério ainda registrou que 1.684 pessoas, incluindo 116 crianças, ficaram feridas nesses quatro dias de ataque russo.

*Com informações da AFP