Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora

Do UOL, em São Paulo

27/02/2022 07h20Atualizada em 27/02/2022 22h35

O quarto dia da guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou com a escalada de tensão em Kharkiv, localizada a cerca de 480 quilômetros da capital Kiev e a segunda maior cidade ucraniana. O domingo também ficou marcado pelo anúncio do governo da Ucrânia informando que concordou em negociar um possível cessar-fogo com a Rússia.

A decisão aconteceu poucas horas após o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, criticar a escolha por Minsk, capital bielorrussa, para sediar o encontro entre as partes.

Durante a madrugada de domingo, um gasoduto pegou fogo na cidade de Kharkiv após um ataque russo. De acordo com fontes oficiais do governo da Ucrânia, o incêndio não se trata de um ataque nuclear. As explosões formaram um cogumelo de fumaça semelhante a esse tipo de ofensiva.

À noite (horário local), o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, informou que a cidade estava cercada e que uma evacuação de civis não seria possível. "Estamos à beira de uma catástrofe humanitária", disse o chefe da capital ucraniana para agência Associated Press. Desde sexta-feira (25), os soldados russos tentam invadir a cidade.

Em Vasylkiv, cidade localizada a cerca de 40 quilômetros ao sul de Kiev, autoridades ucranianas confirmaram que houve explosões na região que atingiram uma refinaria de petróleo durante a madrugada (horário local). Com os novos bombardeios, o céu de Vasylkiv foi iluminado por chamas e uma coluna de fumaça pôde ser observada na região.

Confira até agora o que se sabe sobre os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia