Topo

Bolsonaro diz que vai liberar entrada de ucranianos no Brasil

Do UOL, em São Paulo

28/02/2022 19h26

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que a vinda de ucranianos para o Brasil será aberta, via visto humanitário — categoria de visto especial, que pode ser concedida pelo país em situações de crise humanitária. A Ucrânia está sob ataque da Rússia desde 24 de fevereiro, levando milhares de pessoas a deixar o país.

"Queremos o melhor, a paz. Acabei de conversar com o ministro [das Relações Exteriores] Carlos França e vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem para o Brasil via visto humanitário, que é mais fácil", disse Bolsonaro em entrevista para o programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan.

A medida precisa ser formalizada no Diário Oficial da União. Em outras ocasiões, o Brasil já adotou medidas semelhantes, recebendo imigrantes haitianos, refugiados sírios e, mais recentemente, afegãos, também com visto humanitário.

Países europeus também abriram portas para receber refugiados ucranianos.

Por outro lado, na mesma entrevista, Bolsonaro voltou a defender a neutralidade do Brasil diante da invasão da Ucrânia pela Rússia, posição que tem gerado críticas internacionais ao Brasil. Segundo o presidente, o agronegócio brasileiro pode ser prejudicado por sanções à Rússia, por importar fertilizante do país.

"Não queremos naufragar na questão do agronegócio e pretendemos resolver pacificamente o outro lado. Tem que estudar o que aconteceu com os dois países no passado. Não vou dar palpite nesta questão", afirmou.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Crítica à posição de Bolsonaro

O presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitorio Sorotiuk, criticou a postura de Bolsonaro.

"O nosso desejo é que não existissem refugiados ucranianos. A gente quer mais do Brasil. Que Bolsonaro adote uma posição mais pró-ativa para evitar a guerra. A neutralidade leva Bolsonaro a apoiar [o presidente da Rússia Vladimir] Putin", diz Sorotiuk.

"Queremos que Bolsonaro adote mesma a posição do restante do mundo, de condenar o regime de Putin. Ele [Bolsonaro] que fique do lado do povo ucraniano e do povo russo, porque o povo russo não apoia a guerra de Putin", fala Sorotiuk.

A Representação Central Ucraniano Brasileira também está se mobilizando para, se necessário, dar apoio a refugiados ucranianos que queiram vir ao Brasil. Até agora, apenas uma família ucraniana procurou o grupo.

"Ainda há tempo [de Bolsonaro] mudar o rumo. Agradecemos aos presidenciáveis Ciro Gomes, Sergio Moro, João Doria e Luiz Inacio Lula da Silva, que se declararam contra a guerra e contra a agressão", diz Sorotiuk.