Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Diplomata da Ucrânia no Brasil cobra Bolsonaro: 'Está mal informado'

Funcionário ucraniano Anatoliy Tkach discursou no Brasil - Reprodução Band TV
Funcionário ucraniano Anatoliy Tkach discursou no Brasil Imagem: Reprodução Band TV

Do UOL, em São Paulo

28/02/2022 16h39Atualizada em 28/02/2022 19h27

O encarregado de Negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, cobrou hoje um posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Para ele, o presidente brasileiro "está mal informado" sobre o conflito, que já dura cinco dias.

"O presidente do Brasil se declarou neutro. Ele pode estar mal informado. Não sabe a situação atual da Ucrânia. Talvez seja interessante ele conversar com o presidente ucraniano para ver outra posição e ter uma visão mais objetiva", disse Tkach, durante coletiva de imprensa.

Cobrado internamente a se posicionar sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, Bolsonaro afirmou, ontem, que o governo não "irá tomar partido" da guerra. O UOL procurou a Secretaria de Comunicação do Governo sobre as falas de Anatoliy Tkach, mas não recebeu retorno até a última atualização da reportagem.

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais no UOL News com Diego Sarza:

Também na coletiva de hoje, o diplomata disse que o Brasil deveria se posicionar contra os ataques russos. Ele também disse esperar que o país mantenha sua posição na ONU (Organização das Nações Unidas) de votar com o Ocidente nas proposições contra a Rússia.

Nós gostaríamos de um maior apoio e uma maior condenação por parte do Brasil à Rússia. Temos que parar essa agressão. O primeiro passo que esperamos é que o Brasil siga mantendo a sua posição na Organização das Nações Unidas
Anatoliy Tkach sobre posição do Brasil na guerra entre Rússia e Ucrânia

Tkach contou que Bolsonaro e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não se falaram desde o início do conflito na quinta-feira (24). Ele disse que não foi procurado pelo governo brasileiro para que os dois tivessem uma conversa.

"Os presidentes estavam mantendo contato, mas depois do início da agressão o contato ainda não aconteceu", disse Tkach.

Zelensky comediante

Ao comentar a fala de Bolsonaro de que os ucranianos "elegeram um comediante", o diplomata disse que Zelensky foi democraticamente eleito. Antes de chegar ao poder, o líder da Ucrânia ganhou popularidade como humorista de TV.

Nosso presidente é democraticamente eleito. Não importa qual foi a profissão dele antes de ser eleito. Agora, ele é o líder da nação. Ele está agora liderando a guerra com o segundo maior exército do mundo
Anatoliy Tkach sobre Zelensky ter sido humorista antes de virar presidente da Ucrânia

O diplomata também rebateu a declaração de Bolsonaro de que não está havendo um "massacre" na guerra entre Rússia e Ucrânia. De acordo com o governo da Ucrânia, até o momento, pelo menos 5,3 mil soldados russos e 352 civis ucranianos já foram mortos.

"Talvez tenhamos que apresentar mais dados sobre as perdas civis. Possivelmente vou pedir a meus funcionários para divulgar mais vídeos sobre as perdas civis na Ucrânia", disse Tkach, que ainda defendeu a manutenção das sanções aplicadas à Rússia. "As sanções econômicas são o meio de dissuasão para que a Rússia não continue a agressão, que visa terminar diplomaticamente com a guerra atual".

O diplomata defendeu ainda que a guerra entre russos e ucranianos não envolve somente os dois países, muito menos só a Europa. Para ele, o futuro do mundo está em jogo.

Nesse momento, não se trata de apoio à Ucrânia; se trata de apoio aos valores democráticos, ao direito internacional, incluindo os fundamentais, como não violação das fronteiras, o respeito de soberania do Estado e de integridade territorial
Anatoliy Tkach sobre guerra entre Rússia e Ucrânia