Ucrânia emite alerta de ataque aéreo da Rússia contra a capital Kiev
O governo da Ucrânia emitiu um alerta no início da noite desta segunda-feira (28) para que a população se dirija a abrigos da Defesa Civil por causa de um possível ataque aéreo russo à capital Kiev. Hoje o conflito entre Rússia e Ucrânia entrou no seu quinto dia.
De acordo com o aviso, que veio por meio de redes sociais, as sirenes de ataque aéreo foram acionadas na capital. Os alarmes que anunciam também soaram em Lviv, Rivne, Khmelnytsky e Kamianets-Podilskyi.
Segundo a rede de TV norte-americana CNN, várias explosões de grande porte foram ouvidas a leste do centro de Kiev por volta das 18h40 de hoje (horário local, 13h40 no horário de Brasília).
O prefeito da cidade ucraniana de Brovary, Igor Sapozhko, usou a conta pessoal do Facebook informando que um ataque aéreo deixou seis feridos e pediu para a população não sair dos abrigos.
Reunião sem acordo
Na capital Kiev, as sirenes soaram horas depois do fim da reunião entre as delegações da Ucrânia e da Rússia, que terminou sem acordo entre os países, informou a Tass, agência de notícias russa. O encontrou ocorreu em Belarus e durou cerca de cinco horas.
O assessor do presidente da Ucrânia, Mikhaylo Podolyak, disse para jornalistas que ambos os países retornam hoje para suas capitais e vão realizar consultas para uma próxima rodada.
"As delegações ucraniana e russa realizaram a primeira rodada de negociações. Seu objetivo principal era discutir o cessar-fogo e o fim das ações de combate no território da Ucrânia", disse Podolyak, segundo a CNN Internacional. "As partes discutiram a realização de mais uma rodada de negociações onde essas decisões podem se desenvolver", afirmou.
Nenhum dos dois presidentes envolvidos na guerra participou do encontro. Antes da reunião, a Ucrânia informou que exigiria um cessar-fogo "imediato" e a retirada das tropas russas; a Rússia não quis revelar sua posição.
A capital, Kiev, e a segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, começaram o dia, hoje, com explosões, segundo relatório do serviço estatal de informação do país. As Forças Armadas ucranianas, porém, chegaram a dizer que o Exército russo parecia ter diminuído o ritmo da ofensiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.