Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia emite alerta de ataque aéreo da Rússia contra a capital Kiev

28/02/2022 14h08Atualizada em 28/02/2022 16h34

O governo da Ucrânia emitiu um alerta no início da noite desta segunda-feira (28) para que a população se dirija a abrigos da Defesa Civil por causa de um possível ataque aéreo russo à capital Kiev. Hoje o conflito entre Rússia e Ucrânia entrou no seu quinto dia.

De acordo com o aviso, que veio por meio de redes sociais, as sirenes de ataque aéreo foram acionadas na capital. Os alarmes que anunciam também soaram em Lviv, Rivne, Khmelnytsky e Kamianets-Podilskyi.

Segundo a rede de TV norte-americana CNN, várias explosões de grande porte foram ouvidas a leste do centro de Kiev por volta das 18h40 de hoje (horário local, 13h40 no horário de Brasília).

O prefeito da cidade ucraniana de Brovary, Igor Sapozhko, usou a conta pessoal do Facebook informando que um ataque aéreo deixou seis feridos e pediu para a população não sair dos abrigos.

Reunião sem acordo

Na capital Kiev, as sirenes soaram horas depois do fim da reunião entre as delegações da Ucrânia e da Rússia, que terminou sem acordo entre os países, informou a Tass, agência de notícias russa. O encontrou ocorreu em Belarus e durou cerca de cinco horas.

O assessor do presidente da Ucrânia, Mikhaylo Podolyak, disse para jornalistas que ambos os países retornam hoje para suas capitais e vão realizar consultas para uma próxima rodada.

"As delegações ucraniana e russa realizaram a primeira rodada de negociações. Seu objetivo principal era discutir o cessar-fogo e o fim das ações de combate no território da Ucrânia", disse Podolyak, segundo a CNN Internacional. "As partes discutiram a realização de mais uma rodada de negociações onde essas decisões podem se desenvolver", afirmou.

Nenhum dos dois presidentes envolvidos na guerra participou do encontro. Antes da reunião, a Ucrânia informou que exigiria um cessar-fogo "imediato" e a retirada das tropas russas; a Rússia não quis revelar sua posição.

A capital, Kiev, e a segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, começaram o dia, hoje, com explosões, segundo relatório do serviço estatal de informação do país. As Forças Armadas ucranianas, porém, chegaram a dizer que o Exército russo parecia ter diminuído o ritmo da ofensiva.