Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

'Putin já perdeu a guerra', diz escritor israelense Yuval Noah Harari

Do UOL, em São Paulo

28/02/2022 23h00Atualizada em 01/03/2022 14h18

Em artigo publicado nesta segunda-feira (28) no britânico The Guardian, o historiador, professor universitário e escritor israelense Yuval Noah Harari diz que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, já perdeu a guerra contra a Ucrânia. O autor do livro "Sapiens - Breve História da Humanidade" diz que o líder russo pode conquistar o país vizinho, mas dificilmente vai controlar os ucranianos.

A cada dia que passa, fica mais claro que a aposta de Putin está falhando. O povo ucraniano está resistindo de todo coração, conquistando a admiração do mundo inteiro -- e vencendo a guerra."
Yuval Noah Harari, em artigo publicado no The Guardian

"Muitos dias sombrios estão por vir. Os russos ainda podem conquistar toda a Ucrânia. Mas, para vencer a guerra, os russos teriam que controlar a Ucrânia, e eles só podem fazer isso se o povo ucraniano permitir. Isso parece cada vez mais improvável de acontecer", escreveu o filósofo.

Harari vê no ódio do povo ucraniano, pelas mortes de seus compatriotas, mais uma dificuldade para os russos. Na opinião daquele que recebeu o rótulo de guru dos anos 20 —embora ele recuse essa definição—, a resistência da Ucrânia contribui para a união entre os ucranianos e uma aversão à Rússia.

Ao derramar cada vez mais sangue ucraniano, Putin garante que seu sonho nunca será realizado."
Yuval Noah Harari

O historiador cita imagens que rodaram o mundo sobre a resistência do povo ucraniano, como a recusa do presidente Volodymyr Zelensky a fugir para os Estados Unidos; os soldados da ilha do Mar Negro que xingaram russos; e a tentativa de ucranianos de tentar parar um tanque russo com as mãos.

"As histórias de bravura dão determinação não apenas aos ucranianos, mas ao mundo inteiro. Eles dão coragem aos governos das nações europeias, ao governo dos EUA e até mesmo aos cidadãos oprimidos da Rússia", escreveu Harari.

O israelense instiga o mundo a se inspirar nos ucranianos, dizendo que o conflito na Europa "moldará o futuro do mundo inteiro".

Se a tirania e a agressão vencerem, todos sofreremos as consequências. Não vale a pena permanecer apenas observadores. É hora de se levantar e ser contado."
Yuval Noah Harari

Reação do público

Na postagem do artigo no perfil do jornal no Instagram, a grande maioria do público concorda com as palavras do filósofo.

"Basta ler isso antes de ir trabalhar. Grande artigo. Esperançoso", postou um leitor.

"Putin realmente não entende o fato de estarmos em 2022. Ele está agindo como se fosse 1980", escreveu outro.

"Não vamos nos concentrar naquele cara russo. Vamos falar sobre como o espírito ucraniano é de graça, coragem e autodefesa para um bem maior para eles mesmos, seu país, a democracia e o mundo. Mais foco no que queremos para um futuro, por favor, menos no futuro indesejado", sugeriu um terceiro.

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia no UOL News com Fabíola Cidral: