Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia x Ucrânia: Civis desarmados tentam impedir avanço de tanques russos

Do UOL, em São Paulo

26/02/2022 11h25Atualizada em 26/02/2022 15h07

Um grupo de civis desarmados na Ucrânia tentaram impedir hoje o avanço de tanques da Rússia na cidade de ucraniana de Chernigov, localizada a 150 quilômetros ao norte da capital Kiev. Em imagens que circulam nas redes sociais, os cidadãos aparecem caminhando nas ruas e se posicionando à frente dos veículos militares.

Um dos homens que aparecem nas imagens tenta parar o tanque com as mãos e chega a se ajoelhar diante do veículo, mas é retirado por outros civis. Os tanques, então, passam pela via.

A cena foi registrada em meio ao início do terceiro dia de conflitos entre os russos e ucranianos em várias cidades da Ucrânia. Atualmente, o alvo principal das tropas da Rússia é a capital Kiev, mas os soldados têm enfrentado resistência das Forças Armadas locais e também de moradores.

Nos últimos dias, o governo ucraniano tem feito a distribuição de armas para a população civil se defender da invasão russa. Os ministérios da Defesa e do Interior passaram a pedir a moradores de Kiev que "nos informem sobre movimentos de tropas, façam coquetéis molotov e neutralizem o inimigo".

Zelensky diz que a Ucrânia vai vencer a guerra

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que as forças de segurança do país ainda controlam a capital Kiev, que voltou a ser alvo de ataques da Rússia.

Segundo Zelensky, os militares ucranianos estão resistindo às ofensivas russas "com sucesso" e "vão vencer" a guerra. Em uma série de publicações que tem feito no Twitter para pedir apoio à comunidade internacional, o presidente ucraniano disse que há mais de 100 mil "invasores" no país.

Em outro pronunciamento feito mais cedo, ele descartou a possibilidade de rendição aos ataques da Rússia. A declaração, publicada em vídeo nas redes sociais, acontece um dia depois de um porta-voz do presidente anunciar que a Ucrânia havia aceitado negociar um cessar-fogo.

"Estou aqui. Não baixaremos as armas. Vamos defender nosso país, porque nossa arma é a verdade, e nossa verdade é que esta é nossa terra, nosso país, são nossas crianças. E vamos defender tudo isso. É isso. Era o que eu queria dizer a vocês. Glória à Ucrânia", disse Zelensky, segundo tradução para o inglês feita pela CNN.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde da Ucrânia, 198 pessoas já foram mortas desde o início da ofensiva russa, entre elas três crianças. Já os feridos são 1.115, mas o comunicado não é claro se se trata apenas de civis ou também de militares.