Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Biden anuncia fechamento do espaço aéreo dos EUA para voos da Rússia

O presidente dos EUA, Joe Biden, discursa sobre o Estado da União no Capitólio dos EUA, em Washington - Saul Loeb/Reuters
O presidente dos EUA, Joe Biden, discursa sobre o Estado da União no Capitólio dos EUA, em Washington Imagem: Saul Loeb/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/03/2022 21h40Atualizada em 02/03/2022 00h14

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, na noite desta terça-feira (1), o fechamento do espaço aéreo norte-americano para voos que partem da Rússia, em represália ao conflito entre os russos e a Ucrânia. A medida foi revelada durante o discurso sobre o Estado da União, que é um relatório apresentado anualmente pelo mandatário na presença do Congresso dos EUA.

De acordo com Biden, o fechamento do espaço aéreo dos Estados Unidos à Rússia funciona como "um aperto adicional" à economia do país liderado por Vladimir Putin.

"Ele não tem ideia do que está por vir", disse Biden, durante seu discurso. "A economia da Rússia está cambaleando e Putin é o único culpado".

Com a medida, EUA se juntam a União Europeia, Canadá e países bálticos (Letônia, Lituânia, Estônia e Eslovênia) na proibição de voos vindos da Rússia de pousarem em seus solos. O Canadá foi além e também fechou seus portos para navios russos.

"Estamos propondo a proibição de todas as aeronaves de propriedade russa registradas e controladas pela Rússia. As aeronaves não poderão decolar, pousar ou sobrevoar o território da União Europeia", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao anunciar a decisão do bloco, neste domingo (27).

Além dos países, companhias aéreas ocidentais, como a Lufthansa — maior grupo europeu com as marcas Lufthansa, Condor, Swiss, Brussel Airlines - decidiu no sábado (26) suspender os voos para e sobre a Rússia por uma semana.

Segundo a Reuters, na noite desta terça-feira, a United Airlines disse que suspendeu temporariamente os voos sobre o espaço aéreo russo, juntando-se a outras grandes transportadoras dos EUA. A companhia está cancelando dois voos para a Índia, pois avalia como poderia continuar operando por uma rota diferente que não usa o espaço aéreo da Rússia.

Reação russa

Em contrapartida, o governo russo anunciou, nesta segunda (28), que iria fechar seu espaço aéreo para aviões de 36 países como resposta à medida adotada por eles nos últimos dias.

O fechamento do espaço aéreo a aviões que saem da Rússia é uma das tentativas dos países de isolar o governo russo e pressionar pelo fim do conflito com a Ucrânia.

Além dessa medida, diversas sanções já foram anunciadas contra o país governado por Vladimir Putin; veja algumas delas: