Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

União Europeia fecha espaço aéreo para a Rússia e financia armas à Ucrânia

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen - Dursun Aydemir/Agência Anadolu via Getty Images
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen Imagem: Dursun Aydemir/Agência Anadolu via Getty Images

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo

27/02/2022 15h25Atualizada em 27/02/2022 23h03

A União Europeia anunciou neste domingo (27) o fechamento do espaço aéreo para a Rússia. A medida é válida para aeronaves do governo, empresas aéreas e jatos particulares. Essa é uma das sanções para que o governo russo encerre a guerra contra a Ucrânia.

Segunda a agência ANSA, os 27 Estados-membros fecharão o espaço aéreo para aviões da Rússia.

Países europeus como Alemanha, Itália, França e Portugal já tomaram essa medida. No domingo (27), o Chipre anunciou também o fechamento do seu espaço aéreo. Ontem, o Canadá tomou a mesma decisão.

Essa é uma das sanções anunciadas pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para pressionar o presidente russo Vladimir Putin a encerrar a guerra e retirar as suas tropas do território ucraniano.

"Estamos propondo a proibição de todas as aeronaves de propriedade russa registradas e controladas pela Rússia. As aeronaves não poderão decolar, pousar ou sobrevoar o território da União Europeia", disse Ursula.

União Europeia vai financiar compra de armas para a Ucrânia

União Europeia (UE) vai financiar a compra e a entrega de armas para a Ucrânia, em meio à ofensiva militar da Rússia - anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter, na tarde de hoje.

Na mesma rede social, Von der Leyen anunciou ainda que a UE decidiu vetar os meios de comunicação russos RT e Sputnik do espaço europeu e que o bloco aplicará sanções a Belarus por seu papel na agressão militar russa ao território ucraniano.

"A liderança do presidente Zelensky, braveza e resiliência do povo ucraniano são uma inspiração para todos nós. Damos as boas vindas com braços abertos aos que fogem das bombas de Putin", disse ela em outra publicação.

Em conversa com a imprensa, o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, afirmou que o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia pediu o envio de caças para a força aérea do país. Segundo Borrell, que não detalhou a quantidade ou o modelo dos aviões a serem enviados, as aeronaves devem ser enviadas por estados membros da Otan.