Topo

Esse conteúdo é antigo

Joel: Bolsonaro é incoerente ao não repudiar Putin e choca até apoiadores

Colaboração para o UOL

01/03/2022 13h38Atualizada em 01/03/2022 15h00

Para o colunista do UOL Joel Pinheiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é fraco e incoerente quando não repudia a invasão da Rússia à Ucrânia, já que o brasileiro defende a soberania nacional.

"O posicionamento dele demonstra ao mesmo tempo incoerência e fraqueza, que choca até apoiadores. Mostrou que foi feito de palhaço pelo Putin, não entendia nada do que estava sendo feito ali. Bolsonaro é incapaz de condenar as ações de Vladimir Putin, a quem ele considera conservador como ele", disse durante UOL News.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse no domingo, durante entrevista coletiva no Guarujá (SP), que o Brasil deve continuar com uma posição neutra em relação aos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. O chefe do Executivo passa o feriado no Forte dos Andradas, no litoral paulista.

Ao ser questionado por uma jornalista sobre as ações do presidente Vladimir Putin, com quem se reuniu há duas semanas em Moscou, Bolsonaro respondeu: "Você está exagerando na palavra massacre".

Joel também criticou parte da esquerda brasileira que evita repudiar Putin por causa do posicionamento contra os Estados Unidos. "Uma esquerda minimamente comprometida com a democracia, autodeterminação dos povos, não pode de jeito nenhum ter esse tipo de discurso. Se posicionar contra Rússia não tem nada a ver com ser a fvor dos Estados Unidos."

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia no UOL News com Fabíola Cidral: