Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Segunda rodada de conversas entre Rússia e Ucrânia pode ocorrer amanhã

Do UOL, em São Paulo

01/03/2022 11h18Atualizada em 01/03/2022 21h43

A segunda rodada das negociações entre a Rússia e a Ucrânia para tratar de um possível cessar-fogo pode ocorrer amanhã (2), segundo a agência de notícias estatal russa RIA Novosti. A informação foi divulgada pela agência citando como fontes membros do alto escalão diplomático da Ucrânia.

Ainda de acordo com a agência, a nova reunião deve ser marcada para ocorrer na fronteira entre Belarus e Polônia.

A expectativa de novas tratativas sobre um armistício entre Rússia e Ucrânia ocorre um dia após representantes dos dois países se reunirem em Belarus, mas terminarem o encontro sem um acordo firmado entre as partes. As delegações enviadas tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia não contaram com a presença de seus respectivos presidentes.

A comitiva russa foi liderada pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky. De acordo com o secretário de imprensa do chefe de Estado, Dmitry Peskov, Medinsky já contou pessoalmente ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre os resultados da reunião e também preparou um relatório escrito.

O porta-voz do Kremlin afirmou que ainda é prematuro dar quaisquer estimativas a respeito do avanço de negociações.

Antes da reunião, o gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky disse que a questão chave das negociações era um "cessar-fogo imediato e a retirada das tropas do território da Ucrânia".

Putin, por sua vez, evitou falar sobre as tratativas antes da reunião. Enquanto sua comitiva negociava com a Ucrânia, ele se reuniu com sua equipe econômica e chamou as sanções aplicadas pelo Ocidente de "império de mentiras".

Sexto dia de guerra começou com mais ataques russos

O sexto dia da guerra da Rússia contra a Ucrânia começou com a intensificação dos ataques das tropas russas a diversas regiões ainda controladas pelos ucranianos.

Durante a madrugada e o início da manhã (noite e madrugada, no horário de Brasília), Kiev voltou a acionar as sirenes de emergência. O mesmo ocorreu na região de Volyn e em cidades como Rivne, Ternopil, Vinnytsia, e Kharkiv, onde um prédio do governo foi atingido, deixado ao menos dez mortos.

Imagens captaram o momento em que um ataque do exército russo atingiu um prédio do governo ucraniano no centro de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. Assista a seguir.