Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Crianças são evacuadas de escola na Ucrânia após bombardeio

O telhado e a rede de aquecimento foram danificados - Divulgação
O telhado e a rede de aquecimento foram danificados Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

02/03/2022 10h58Atualizada em 02/03/2022 10h58

Cerca de dez pessoas, incluindo oito crianças, foram evacuadas do porão de uma escola na cidade de Severodonetsk, na Ucrânia, após um bombardeio promovido pela Rússia que atingiu a região.

De acordo com a agência de notícias Intercfax-Ucrânia, o telhado e a rede de aquecimento da escola foram danificados. "Medidas estão sendo tomadas para evacuá-los", informou o serviço de emergência da Ucrânia.

Enquanto bombardeios se intensificam em torno de Kiev e Kharkiv, as duas principais cidades da Ucrânia, as forças russas começam a redesenhar o mapa do país vizinho com a tomada de Kherson, ao sul do país.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa em Moscou. Kherson passou cerca de 24 horas sob intenso bombardeio, o que deve ter gerado elevadas baixas civis, dando assim uma medida do cerco que se forma em torno da capital ameaçada.

Kiev diz que ainda há combates pelo controle da cidade, apesar de relatos de membros do próprio governo ucraniano de que a cidade caiu.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ucrânia lança contraofensiva à Rússia

Após sete dias na defensiva contra os ataques da Rússia, a Ucrânia lançou pela primeira vez uma contraofensiva para tentar tirar forças militares russas do seu território. Segundo comunicado divulgado hoje pelo governo ucraniano, a resposta se deu nos arredores em Horlivka.

A cidade fica na região de Donetsk, um dos locais ocupados por separatistas pró-Rússia que foi reconhecido pelo presidente russo, Vladimir Putin, como território independente.

O anúncio da investida da Ucrânia ocorre após as forças militares russas efetuarem mais ataques a várias cidades ucranianas durante a madrugada e a manhã de hoje.