Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ataque contra usina poderia ter parado história da Europa, diz Zelensky

Do UOL, em São Paulo

04/03/2022 07h41

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que o ataque da Rússia contra a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sudoeste do país, poderia ter "parado a história da Europa". A central nuclear é a maior do continente.

Em um vídeo publicado em sua conta no Instagram, Zelensky disse os soldados russos sabiam no que estavam atirando, algo que ele classificou como "um terror nunca visto antes".

Sobrevivemos a noite que poderia parar a história da Ucrânia e da Europa Volodymyr Zelensky

O presidente ucraniano disse ainda que os militares russos não têm memória sobre a tragédia de Chernobyl, ocorrida em 1986, e fez um apelo para que a população russa denuncie a situação.

"Russos, quero falar com vocês. Como isso é possível? Juntos sofremos com Chernobyl. Vocês têm que lembrar disso. Como esqueceram disso? Se ainda se lembram não podem ficar em silêncio, falem nas ruas que vocês querem viver. A radiação não conhece fronteiras", continuou.

Zelensky relatou ainda ter conversado com líderes mundiais durante a noite e disse que "todos estão em choques". Ele falou sobre a necessidade de aumentar sanções contra a Rússia, que chamou de "país terrorista nuclear".

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) criticou os russos pela ação contra a central nuclear.

Incêndio atingiu usina e deixou feridos

Um incêndio atingiu um dos reatores da usina após uma série de bombardeios russos no local, mas não há registro de vazamento de radiação. Duas pessoas ficaram feridas. Hoje, a invasão russa ao território ucraniano chega ao nono dia.

Hoje, uma reunião do G7 — grupo que reúne Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Canadá, Alemanha e Japão— está prevista para discutir a situação na Ucrânia.

Zaporizhzhia fica 150 quilômetros ao norte da península da Crimeia.

A Ucrânia tem quatro usinas nucleares ativas. As instalações são responsáveis por aproximadamente metade da eletricidade consumida no país, além de depósitos de resíduos radioativos, como o de Chernobyl, onde ocorreu a pior catástrofe nuclear da história.

A agência nuclear da Ucrânia e o Ministério do Interior dizem ter registrado níveis crescentes de radiação em Chernobyl após a Rússia tomar o controle da região.

Imagens que circulam na internet mostram a ação de tropas da Rússia contra civis em Enerhodar, no sul da Ucrânia.

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais notícias no UOL News com Fabíola Cidral: