Topo

Ucrânia confirma nova rodada de negociações com a Rússia na segunda-feira

Do UOL, no Rio

05/03/2022 15h25

O negociador ucraniano David Arahamia afirmou neste sábado (5), numa postagem no Facebook, que a terceira rodada de negociações com a Rússia envolvendo o conflito, que já dura dez dias, ocorrerá nesta segunda-feira (7).

Arahamia não deu detalhes sobre a próxima reunião. Na rodada anterior havia sido acertado um cessar-fogo temporário com a criação conjunta de corredores humanitários, mas houve troca de acusações entre russos e ucranianos de descumprimento do acordo.

O desrespeito ao período de trégua fez a Ucrânia adiar o plano para a retirada de pessoas nas cidades de Mariupol e Volnovakha, no sudeste do país.

A Rússia, por sua vez, atribui os bombardeios em Mariupol a nacionalistas ucranianos. O governo liderado por Vladimir Putin afirma que "unidades de combate neo-nazistas" na cidade no leste da Ucrânia estariam barrando a saída de civis para usá-los como escudos humanos contra as tropas russas na região.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O acordo entrou em vigor às 10h no horário de Moscou (4h em Brasília) e incluía apenas as cidades de Mariupol e Volnovakha, que estão cercadas pelas forças russas.

Ainda pela manhã, entretanto, o Legislativo de Mariupol acusou as tropas da Rússia de não respeitarem o prometido e, depois, a prefeitura da cidade pediu aos moradores que retornassem aos abrigos "por razões de segurança".