Ucrânia confirma nova rodada de negociações com a Rússia na segunda-feira
O negociador ucraniano David Arahamia afirmou neste sábado (5), numa postagem no Facebook, que a terceira rodada de negociações com a Rússia envolvendo o conflito, que já dura dez dias, ocorrerá nesta segunda-feira (7).
Arahamia não deu detalhes sobre a próxima reunião. Na rodada anterior havia sido acertado um cessar-fogo temporário com a criação conjunta de corredores humanitários, mas houve troca de acusações entre russos e ucranianos de descumprimento do acordo.
O desrespeito ao período de trégua fez a Ucrânia adiar o plano para a retirada de pessoas nas cidades de Mariupol e Volnovakha, no sudeste do país.
A Rússia, por sua vez, atribui os bombardeios em Mariupol a nacionalistas ucranianos. O governo liderado por Vladimir Putin afirma que "unidades de combate neo-nazistas" na cidade no leste da Ucrânia estariam barrando a saída de civis para usá-los como escudos humanos contra as tropas russas na região.
O acordo entrou em vigor às 10h no horário de Moscou (4h em Brasília) e incluía apenas as cidades de Mariupol e Volnovakha, que estão cercadas pelas forças russas.
Ainda pela manhã, entretanto, o Legislativo de Mariupol acusou as tropas da Rússia de não respeitarem o prometido e, depois, a prefeitura da cidade pediu aos moradores que retornassem aos abrigos "por razões de segurança".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.