Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Foto registra barricada de livros em janela em Kiev, na Ucrânia

Foto mostra barricada de livros em janela de Kiev, capital ucraniana - Lev Schevchenko/Instagram/Reprodução
Foto mostra barricada de livros em janela de Kiev, capital ucraniana Imagem: Lev Schevchenko/Instagram/Reprodução

Do UOL, em Brasília

06/03/2022 13h55Atualizada em 06/03/2022 13h55

Uma foto que viralizou no Twitter mostra uma barricada formada por livros em uma janela de prédio de Kiev, a capital da Ucrânia. A janela de vidro transparente está totalmente fechada e, por dentro, centenas de livros em cima de caixas cobrem a visão do interior do local.

A fotografia foi publicada por Lev Schevchenko no Instagram há 3 dias. Ele mantém um perfil com fotos de prédios residenciais na Ucrânia.

Segundo Schevchenko, o registro é de uma janela em um prédio de seu bairro em Kiev, não da sua residência. Não se sabe quem mora no local.

O ato de posicionar livros ou outros objetos, como sacos de areia, para cobrir janelas em meio a guerras costuma ser utilizado na tentativa de abafar o som de tiros nas ruas e de evitar que estilhaços de vidro ou fragmentos de explosivos atinjam as pessoas do lado de dentro.

A fotografia foi compartilhada no Twitter por Katerina Sergatskova, editora-chefe da empresa de mídia Zaborona, localizada também em Kiev, na última quinta (3). Desde então, a postagem foi curtida por mais de 67 mil pessoas e compartilhada mais de 15 mil vezes.

Guerra entre Rússia e Ucrânia entra no 11º dia; veja imagens do conflito

A guerra entre Rússia e Ucrânia chegou hoje ao 11º dia, sem solução à vista. As tensões têm se agravado desde ontem com troca de acusações de que cessar-fogo acordado para a retirada de civis de cidades ucranianas na mira das tropas russas não teria sido cumprido.

Uma nova rodada de negociações entre os dois países está prevista para acontecer amanhã (7).

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL