Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia x Ucrânia: Mísseis destroem aeroporto de Vinnytsia, perto de Kiev

Do UOL, em São Paulo

06/03/2022 10h12Atualizada em 07/03/2022 06h18

O governo da Ucrânia afirmou que a Rússia disparou oito mísseis contra o aeroporto de Vinnytsia, no sudoeste da capital Kiev. Cinco civis e quatro militares morreram no ataque. Um homem permanece desaparecido sob os escombros e 15 pessoas foram resgatadas.

Segundo autoridades ucranianas, a infraestrutura do aeroporto foi "completamente destruída". Após o bombardeio, um incêndio tomou conta de um depósito de combustível numa área de cerca de 1 mil metros quadrados.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma intensa coluna de fumaça na região do aeroporto. O presidente Volodymyr Zelensky voltou a pedir o fechamento do espaço aéreo da Ucrânia para impedir ataques pelo ar.

"Acabei de ser informado sobre o ataque com oito mísseis em Vinnytsia, contra nossa cidade, contra nosso tratado de paz. Vinnytsia nunca ameaçou a Rússia de forma alguma", condenou Zelensky.

O presidente ucraniano cobrou países do Ocidente por uma zona de exclusão aérea, uma medida que impede que qualquer aeronave adentre o perímetro, de modo a impedir incursões inimigas pelos ares e consequentes ataques.

Assim, aeronaves russas, por exemplo, poderiam ser abatidas por sistemas de defesa de países da Otan caso entrassem na área restrita — mas o bloco, entendendo que isso agravaria e aumentaria a dimensão do conflito, descarta a medida, por ora.

06.mar.2022 - Ataques da Rússia com mísseis destruíram neste domingo (6) o aeroporto e moradias na cidade de Vinnytsia, a cerca de 200 quilômetros ao sudoeste de Kiev, capital da Ucrânia. - Reprodução/Telegram/Parlamento da Ucrânia - Reprodução/Telegram/Parlamento da Ucrânia
06.mar.2022 - Ataques da Rússia com mísseis destruíram o aeroporto e moradias na cidade de Vinnytsia, a cerca de 200 km ao sudoeste de Kiev, capital da Ucrânia
Imagem: Reprodução/Telegram/Parlamento da Ucrânia

"Eles continuam a destruir nossa infraestrutura. Repetimos todos os dias: 'Fechem o céu sobre a Ucrânia, fechem para todos os mísseis russos, para aviões de combate russos, para todos os terroristas, façam um ar humanitário'", afirmou Zelensky em discurso.

Se você não nos der pelo menos uma aeronave para que possamos nos proteger, há apenas uma conclusão: você também quer que sejamos mortos muito lentamente. Também é responsabilidade dos políticos mundiais, líderes ocidentais, a partir de hoje - e para sempre.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Nas redes sociais, o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, ressaltou que Vinnytsia é uma cidade distante da linha de frente da guerra.

"[O presidente russo Vladimir] Putin continua seus ataques de mísseis covardes e bárbaros, bombardeio aéreo de civis", escreveu Kuleba.

Militares da Rússia atacam cidades ao redor de Kiev enquanto se aproximam da capital. Na manhã de hoje, a Rússia bombardeou o único ponto para evacuação de civis no distrito de Irpin, no oeste de Kiev.