Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Metade da população deixou Kiev desde o início da guerra, diz prefeito

Do UOL, em São Paulo*

10/03/2022 10h39

Metade de toda a população de Kiev, capital da Ucrânia, deixou a cidade desde o início da guerra com a Rússia em território ucraniano. Segundo o prefeito, Vitali Klitschko, a fuga se deve ao temor do avanço das tropas russas nas proximidades do município.

"De acordo com as nossas informações, uma em cada duas pessoas residentes deixaram a cidade. Isso é um pouco menos de 2 milhões de pessoas. Kiev se transformou em uma trincheira. Cada rua, cada prédio e cada ponto da cidade foi fortalecido", disse Klitschko em entrevista a uma TV ucraniana.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Segundo o presidente Volodimir Zelensky, 65 mil pessoas conseguiram deixar áreas de combate pelos corredores humanitários criados nos últimos dias. Sete corredores foram abertos hoje:

  1. De Sumy para Poltava
  2. De Trostyanets para Poltava
  3. De Krasnopillya para Poltava
  4. De Passas para Lozova
  5. De Mariupol para Zaporizhia
  6. De Volnovakha para Pokrovsk
  7. De Borodyanka, Bucha, Irpin e Gostomel para Kiev

Segundo as autoridades ucranianas, a evacuação de civis será feita por ônibus, como tem sido feito desde que os corredores começaram a operar. As pessoas que possuírem veículos próprios, no entanto, também poderão utilizá-los. Nesses casos, o governo pede que os motoristas levem o máximo de passageiros possíveis em seus carros.

Antes do início da guerra com a Rússia, Kiev tinha 3,5 milhões de habitantes. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 2,3 milhões de pessoas fugiram do país nas últimas duas semanas.

Sirenes antiaéreas voltaram a soar na capital desde a madrugada, e a prefeitura pediu para os cidadãos remanescentes se esconderem em abrigos subterrâneos.

*Com informações da Ansa e da AFP