Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia diz que mais um prefeito foi capturado por forças da Rússia

Yevhen Matveyev, prefeito da cidade de Dniprorudne, na Ucrânia, foi o segundo a ser capturado por forças russas, segundo o país - Reprodução/Twitter/DmytroKuleba
Yevhen Matveyev, prefeito da cidade de Dniprorudne, na Ucrânia, foi o segundo a ser capturado por forças russas, segundo o país Imagem: Reprodução/Twitter/DmytroKuleba

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/03/2022 09h29Atualizada em 13/03/2022 10h00

Yevhen Matveyev, prefeito da cidade ucraniana de Dniprorudne, foi capturado por forças russas por volta das 8h30, (horário local; 3h30 em Brasília), neste domingo (13). A cidade fica próxima a Melitopol, que teve seu administrador, Ivan Fedorov, capturado e preso na sexta-feira (11), segundo a Ucrânia, o que motivou protestos ontem.

Segundo o site da prefeitura, a cidade tinha 19.700 moradores antes da invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro, e foi fundada em 1961.

O ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, anunciou no Twitter o sequestro do segundo prefeito ucraniano "democraticamente eleito" em menos de dois dias e afirmou que as forças russas "se voltam para o terror".

"Obtendo zero apoio local, os invasores se voltam para o terror. Apelo a todos os estados e organizações internacionais para que parem o terror russo contra a Ucrânia e a democracia, escreveu Kuleba.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

No sábado (12), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que uma ação contra prefeitos "é um crime contra a democracia como tal". "Garanto que 100% das pessoas em todas as democracias sabem disso."

O presidente ucraniano tem solicitado auxílio de lideranças estrangeiras para interceder a respeito dos prefeitos capturados.

Nova prefeita é nomeada para Melitopol após prisão de prefeito por russos

Uma nova prefeita foi nomeada para Melitopol, no sábado (12), após a prisão do prefeito da cidade, Ivan Fedorov, por militares da Rússia, na sexta-feira (11), segundo informou a CNN Internacional. Galina Danilchenko vai ocupar o cargo na cidade que fica no sudoeste da Ucrânia e faz parte da região de Zaporozhye, entre Mariupol e Kherson.

No mesmo dia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu ao presidente francês, Emmanuel Macron, e ao chefe de governo alemão, Olaf Scholz, ajuda para libertar Fedorov.

"Durante a noite e hoje, conversamos com nossos parceiros sobre a situação do nosso prefeito. Nossa demanda é clara: ele tem que ser solto imediatamente [...] Já telefonei para o chanceler Olaf Scholz. Falei com o presidente Emmanuel Macron [...], falarei com quem for preciso para libertar nosso povo", disse Zelensky em um vídeo divulgado pela Presidência ucraniana.

Também no sábado, dois mil ucranianos se manifestaram em Melitopol contra a invasão russa e pela libertação de Fedorov.

"Ouviu, Moscou? Se duas mil pessoas se manifestam em Melitopol contra a ocupação, quantas deve haver em Moscou contra a guerra?", disse Zelensky.

Antes da invasão russa, que começou em 24 de fevereiro, cerca de 150 mil habitantes viviam em Melitopol.

A prisão de Fedorov

De acordo com autoridades ucranianas, Fedorov foi detido acusado de terrorismo pelo governo russo. O ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, disse que dez homens levaram o prefeito. A Rússia não comentou a acusação.

Um vídeo publicado por Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete da Presidência da Ucrânia, mostra um homem —que afirmam ser Fedorov— sendo retirado de um prédio. Não houve confirmação sobre a data e veracidade das imagens.

"Apelamos à comunidade internacional para reagir imediatamente ao sequestro de Ivan Fedorov e outros civis na Ucrânia", pede texto publicado no Facebook da pasta.