Homem se algema à porta do McDonald's contra fechamento de lojas na Rússia
O pianista Luka Safronov, filho do artista Nikas Safronov, se algemou à porta de uma unidade do McDonald's em Moscou, capital da Rússia, em protesto contra o fechamento temporário de todos os restaurantes da empresa no país. O funcionamento da rede de fast food foi interrompido no domingo como resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Luka Safronov é detido por policiais. Antes de ser escoltado, ele grita: "Eles não têm o direito de fechar".
Em comunicado, o CEO do McDonald's, Chris Kempczinski, afirmou aos funcionários que não pode "ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia". A rede prometeu reavaliar a situação em breve.
Neste momento, é impossível prever quando poderemos reabrir nossos restaurantes na Rússia. Estamos passando por interrupções em nossa cadeia de suprimentos, juntamente com outros impactos operacionais. Também acompanharemos de perto a situação humanitária.
CEO do McDonald's, Chris Kempczinski, em comunicado
O McDonald's emprega 62 mil pessoas na Rússia e já está há mais de 30 anos no país. Mas apesar das suspensões das atividades no país, os funcionários continuarão recebendo seus salários.
Russos lotam geladeira com produtos do McDonald's
Antes do fechamento das lojas, russos enfrentaram filas e estocaram itens do cardápio do McDonald's.
Uma imagem publicada no Reddit chamou atenção ao mostrar uma pilha de hambúrgueres do McDonald's na geladeira de uma pessoa. "O McDonald's está fechando permanentemente na Rússia, aqui está o estoque do meu amigo", diz a legenda do post no Reddit.
Nos comentários, internautas brincaram dizendo que o homem deveria vender alguns dos hambúrgueres, com um meme mostrando que seria uma "boa oportunidade de negócio vender hambúrgueres velhos a um preço elevado".
A Avito, uma plataforma russa de classificados e leilões semelhante ao eBay, foi inundada com listas de pessoas tentando vender produtos do McDonald's por preços exorbitantes. Desde hambúrgueres e bebidas a pacotes individuais de molho.
Em uma lista revisada pelo jornal New York Post, um vendedor estava pedindo 104.000 rublos (R$ 4,4 mil) por uma torta de cereja. Outro estava cobrando 50.000 rublos, ou cerca de R$ 2 mil, por uma "coleção de molhos" do McDonald's.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.