Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Líderes europeus se reúnem em Kiev em meio a bombardeios na Ucrânia

15.mar.22 - Líderes do Leste Europeu se reúnem em Kiev para demonstrar apoio à Ucrânia - Twitter
15.mar.22 - Líderes do Leste Europeu se reúnem em Kiev para demonstrar apoio à Ucrânia Imagem: Twitter

Do UOL, em São Paulo

15/03/2022 15h17

Os premiês da Polônia, República Tcheca e Eslovênia se tornaram os primeiros chefes de Estado estrangeiros a visitar Kiev desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia. Os três se reuniram hoje, após uma longa viagem de trem, na capital ucraniana para indicar apoio ao país invadido.

Mateusz Morawiecki, primeiro-ministro da Polônia, Petr Fiala, premiê tcheco, e Janez Jansa, líder da Eslovênia, partiram hoje de manhã em direção a Kiev, em meio a bombardeios ocorrendo na Ucrânia. Horas depois, Morawiecki publicou imagens da reunião no Twitter:

  • Acompanhe as últimas notícias e análises sobre a guerra na Ucrânia no UOL News:

"É aqui, na Kiev devastada pela guerra, que a história está sendo feita. É aqui, que a liberdade luta contra o mundo da tirania. É aqui que o futuro de todos nós paira na balança. A UE (União Europeia) apoia a Ucrânia, que pode contar com a ajuda de seus amigos - trouxemos esta mensagem a Kiev hoje".

Como o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se recusou a deixar o país, os líderes do Leste Europeu têm expectativa de se encontrar com ele na capital.

Antes da reunião, Fiala afirmou que "o objetivo da visita é confirmar o apoio inequívoco de toda a UE à soberania e à independência da Ucrânia".

A viagem acontece enquanto Kiev é alvo de ataques: duas fortes explosões abalaram a cidade antes do amanhecer nesta terça. A prefeitura afirma que quatro pessoas foram mortas após um prédio residencial ser atingido. Na segunda, outro ataque destruiu um edifício e deixou uma pessoa morta.

Assim, a cidade anunciou um toque de recolher de 35 horas, das 20h de hoje (15h em Brasília) até as 7h de quinta. No período, será proibido se locomover sem permissão, exceto para ir a abrigos antibombas. "A capital é o coração do país e será defendida", disse o prefeito Vitali Klitschko.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia chega hoje ao 20º dia com novos ataques a áreas residenciais da capital Kiev e a retomada das negociações para o fim do conflito militar. Moscou diz que é cedo para fazer previsões sobre os resultados das conversas.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

EUA impõem novas sanções

Os Estados Unidos anunciaram hoje novas sanções contra o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko e sua esposa, bem como a indivíduos e entidades russas, acusando-os de corrupção e violações dos direitos humanos.

O Tesouro disse que essas sanções visam Lukashenko, "chefe de um governo corrupto em Belarus, cuja rede de patrocínio beneficia sua comitiva e seu regime", bem como sua esposa. Além disso, ordenou medidas punitivas contra quatro cidadãos e uma organização russa, segundo um comunicado.

Hoje, o Reino Unido também aplicou mais sanções à Rússia. O governo britânico incluiu mais 350 indivíduos à lista de indivíduos sancionados e impôs tarifas punitivas sobre produtos como vodka.

Entre os oligarcas que estão na nova lista estão o primeiro-ministro Mikhail Mishustin, o ministro da Defesa Serguei Shoigu e o ex-presidente russo Dmitri Medvedev, bem como o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, e a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

*Com Reuters