Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra tanque russo sendo bombardeado em Mariupol, dizem ucranianos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/03/2022 10h51

Em meio à onda de violência no conflito entre Rússia e Ucrânia, um vídeo que circula na web vem chamando a atenção por mostrar o momento em que um tanque russo é atacado pelos soldados ucranianos, de acordo com as forças comandadas pelo presidente Volodymyr Zelensky.

A filmagem foi feita ontem, segundo um perfil do Twitter das Forças Armadas ucranianas, de dentro de um veículo blindado usado por integrantes do Batalhão Azov, uma unidade do exército ucraniano - também famosa por ser de extrema-direita e defensora do neonazismo. O confronto é mais um dos que acontece pelas ruas da cidade de Mariupol, no sudeste do país.

As imagens também foram compartilhadas por um jornalista do The Kyiv Independent e destacam os disparos feito pelo Azov contra o tanque russo, identificado com a letra "Z" na blindagem, que instantaneamente fica destroçado e em chamas. É possível enxergar soldados tentado se esconder atrás do equipamento russo.

Segundo o Daily Mail, o tanque pertencente a ucranianos estava equipado com um canhão automático de 30 mm, uma metralhadora e mísseis antitanque. Após essa primeira ofensiva, as tropas ucranianas se dirigiram rapidamente para outra rua, atrás de casas, antes de entrarem em contato com outro veículo militar russo.

A filmagem também divulgada por um canal no Telegram atribuído à unidade Azov com a legenda: "Z - significa destruído".

As tropas russas invasoras estão há dias bombardeando a cidade de Mariupol e outras regiões próximas. Muitos residentes morreram. De acordo com informações das autoridades ucranianas, muitos civis reclamam que estão há mais de duas semanas em condições precárias, sem aquecimento, eletricidade e água corrente na maior parte do tempo.

O alto funcionário presidencial ucraniano Kyrylo Tymoshenko acusou ontem o governo russo de bloquear um comboio de ajuda humanitária enviado para dar assistência médica e mantimentos aos moradores de Mariupol.

No entanto, pelo menos 160 carros deixaram a cidade ontem, na primeira tentativa bem-sucedida de evacuar civis em um corredor humanitário após mais de uma semana de tentativas.

Cerca de 150.000 pessoas foram evacuadas por corredores humanitários até agora, segundo Tymoshenko.

O que é o Batalhão Azov?

São tropas ucranianas de orientação neonazista, que fazem parte da Guarda Nacional da Ucrânia desde 2014. Isso ocorreu logo após o anúncio da Operação Antiterrorista de combate de separatistas pró-Rússia no leste do país. Recentemente, o grupo vem ganhando destaque entre os esforços militares para defender o país da invasão russa.

O exército é formado majoritariamente por civis voluntários, que são treinados para usar armas e tanques, além de cavar abrigos na neve ou na terra, entre outras táticas contra os inimigos.

O Azov é formado por duas facções neonazistas: o Patriota da Ucrânia e a Assembleia-Nacional-Social. Ambos eram associados ao partido neofascista Setor Direito, que, posteriormente, se transformou em uma organização paramilitar.