Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Canadá fecha espaço para aviões de companhias aéreas de Belarus

Aviões da companhia áerea russa aeroflot no Aeroporto Internacional Sheremetyevo em Moscou, Rússia - Marina Lystseva/Reuters
Aviões da companhia áerea russa aeroflot no Aeroporto Internacional Sheremetyevo em Moscou, Rússia Imagem: Marina Lystseva/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 21h30Atualizada em 16/03/2022 21h56

O Canadá anunciou, nesta quarta-feira (16), o fechamento de seu espaço aéreo para companhias aéreas de Belarus. A medida foi anunciada como retaliação ao apoio que o país governado por Aleksandr Lukashenko dá à Rússia, na guerra da Ucrânia. Lukashenko é aliado político do presidente russo, Vladimir Putin.

O país da América do Norte já havia anunciado, no dia 27 de fevereiro, a proibição de aeronaves russas pousarem em seus aeroportos por causa do conflito no leste europeu. Os 27 países da União Europeia, os Estados Unidos e a Inglaterra fizeram o mesmo.

"Com efeito imediato, e até novo aviso, todas as aeronaves de propriedade direta ou indireta, registradas, fretadas, arrendadas, operadas ou controladas por um cidadão de qualquer das Federação Russa ou de Belarus, estão proibidos de entrar, sair ou sobrevoar o espaço aéreo canadense", disse comunicado da agência de transportes do Canadá.

A agência estendeu as sanções aos operadores aéreos que tenham certificado emitido pela Rússia ou Belarus. Ela informou que enviou comunicado às companhias que operam no país sobre a restrição.

"Não hesitaremos em tomar medidas imediatas de aplicação em caso de não-conformidade com as restrições sejam confirmadas", afirmou a agência.

Sanções à Rússa

Por causa da invasão à Ucrânia, países da União Europeia e aliados, como Estados Unidos e Inglaterra, anunciaram uma série de sanções à Rússia. Os países tentam isolar o Kremlin do resto do mundo como pressão para o fim da guerra. Várias empresas fizeram o mesmo.

No dia 19 de fevereiro, antes mesmo do início da guerra —que começou no dia 24—, Lufthansa, Swiss International Air Lines, Eurowings e Austrian Airlines cancelaram todos os seus voos para a Rússia.

No dia 25, foi a fez da americana Delta Air Lines anunciar o fim de sua parceria com a companhia russa Aeroflot.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Em resposta ao fechamento do espaço aéreo para suas companhias, a Rússia proibiu que voos de 36 países pousem em seus territórios.

Entre os países estão Albânia, Anguilla, Áustria, Bélgica, Bulgária, Ilhas Virgens Britânicas, Alemanha, Gibraltar, Hungria, Grécia, Dinamarca, Canadá, Croácia, Chipre, República Tcheca, Estônia, Finlândia, França, Jersey, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Reino Unido.