Topo

Esse conteúdo é antigo

Jacaré enorme mata e carrega rival na boca em disputa por fêmea; veja

Imagem de jacaré caminhando em um campo de golfe com seu rival entre os dentes. - Reprodução/Julie Marchillo Smith
Imagem de jacaré caminhando em um campo de golfe com seu rival entre os dentes. Imagem: Reprodução/Julie Marchillo Smith

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/03/2022 12h15Atualizada em 17/03/2022 15h50

Um enorme aligátor, a espécie de jacaré norte-americana, causou espanto frequentadores de um campo de golfe na Flórida (EUA) ao ser visto carregando um rival menor pela boca, após o matar. Especialistas indicam que isso aconteceu devido ao período de acasalamento da espécie, que gera disputas por fêmeas e demonstrações de força dos répteis.

Na imagem, o jacaré de 6 metros de comprimento carrega em sua boca outro réptil de menor porte enquanto se desloca tranquilamente pelo gramado em direção a uma poça de água, para onde desliza segundos depois.

A cena aconteceu em 8 de março e foi gravada por Julie Marchillo Smith, moradora da cidade de Lakeland, e posteriormente compartilhada na web.

No vídeo, uma testemunha surpresa com a voracidade do predador gritou: "Nunca tinha visto isso!". Já outra pessoa indignada com a morte do animal menor disse: "Oh meu Deus! Solte este jacaré".

Estima-se que existam mais de um milhão de jacarés vivendo no estado da Flórida; eles podem ser encontrados em todos os seus 67 municípios.

É comum encontrar jacarés passeando por campos de golfe e outras áreas campestres planas e abertas, pois eles fornecem a esses répteis água e recursos naturais para firmar seu habitat, além de oferecerem condições favoráveis para a caça.

Fenômeno natural

De acordo com especialistas ouvidos pelo site americano Newsweek, este tipo de incidente é mais rotineiro do que parece, pois é o período do acasalamento, no qual os jacarés machos se tornam mais agressivos e podem matar e devorar outros animais que encontram pelo caminho, inclusive os seus semelhantes. Esta fase geralmente começa em abril e termina em junho.

Apesar do comportamento bizarro ter deixado muitos internautas de queixo caído, Coleman M Sheehy III, gerente do Museu de História Natural da Flórida, afirmou que, de fato, muitos jacarés devoram uns aos outros.

"Grandes jacarés são bem conhecidos por comer jacarés menores", explicou ele. "No entanto, a ocorrência disso pode variar um pouco, em parte devido a outras opções de alimentos disponíveis e em parte devido ao fato de jacarés grandes terem acesso a jacarés menores".

Na maioria das vezes, essa brutalidade é uma forma do predador marcar o seu território diante de possíveis invasores.

"Os menores geralmente evitam áreas onde vivem grandes jacarés. Esse distanciamento resulta das diferentes necessidades ecológicas entre eles, que incluem comida e habitat distintos. Mas, é claro, as presas querem evitar não serem pegas pelos jacarés maiores", reforçou.

Por outro lado, Sheehy afirma que o canibalismo entre jacarés também tem certo impacto no ecossistema, visto que essa prática contribui para o controle do tamanho da população de jacarés no local.